Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mundial de Clubes

Fifa muda fórmula a partir de 2025

17 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação / Fifa)

A Fifa anunciou ontem (16) que o Mundial de Clubes será disputado com 32 times a partir de 2025. O novo formato foi apresentado pelo próprio presidente Gianni Infantino em entrevista coletiva, em Doha, a dois dias do fim da Copa do Mundo. Era um desejo antigo do mandatário alterar o modelo da competição entre clubes, que passará a ser disputada a cada quatro anos.

Infantino evitou se aprofundar sobre o novo Mundial de Clubes. Apenas disse que a ideia foi aprovada em reunião do Conselho da Fifa. “Ainda temos que discutir alguns detalhes, mas será como uma Copa do Mundo”, afirmou. Ele também revelou que a Fifa vai criar um Mundial de Clubes Feminino, sem dar informações sobre formato, data e número de equipes participantes.

A Fifa já havia decidido desde 2019 que modificaria o formato do Mundial de Clubes masculino e deixaria o torneio inchado e mais longo. A primeira edição seria realizada em 2021, com 24 clubes, mas a pandemia de Covid-19 adiou os planos da entidade, que quer deixar a competição mais atraente, competitiva e rentável. Apesar de os clubes europeus, como o Chelsea, atual campeão, dizerem que valorizam o Mundial, existe um consenso de que, na prática, não é isso o que acontece. São os sul-americanos que mais prestigiam a competição e a tratam quase como uma obsessão.

A Fifa planejava organizar o torneio com oito times da Europa e seis da América do Sul. As dez vagas remanescentes seriam divididas entre os demais continentes. Os clubes europeus, à época, não aprovaram a ideia e prometeram boicotar o novo Mundial porque ele atrapalharia o calendário no Velho Continente. Agora, com 32 clubes em vez de 24, a expectativa é que os times europeus mantenham essa postura resistente.

A próxima edição do Mundial ainda será disputada apenas com os campeões continentais. Em fevereiro de 2023, no Marrocos, o Flamengo será o representante sul-americano e pode se encontrar com o Real Madrid, atual campeão europeu, caso os dois avancem à final.

Após muita negociação e suspeitas de que o torneio não aconteceria, o presidente da Fifa informou que o campeonato será realizado entre os dias 1 e 11 de fevereiro. A data deve atrapalhar o planejamento da Conmebol, que será obrigada a mudar a data da Recopa Sul-Americana, jogo que será justamente entre Flamengo, campeão da Libertadores, e Independiente del Valle, da Sul-Americana. As partidas estavam marcadas para os dias 8 e 15 de fevereiro.

A Fifa divulgou também que a competição seguirá nos mesmos moldes dos últimos anos, com sete participantes. Flamengo, representante da América do Sul, e Real Madrid, da Europa, como de costume, entram diretamente na semifinal. Das sete equipes, cinco já estão definidas. Além de Flamengo e Real Madrid, disputarão o torneio: Raja Casablanca, campeão da África, mas que deve entrar como time indicado por ser o campeão marroquino - o país que recebe o torneio tem direito a uma vaga. Sendo assim, o vice-campeão africano, o Al-Ahly, do Egito, ficaria com a vaga destinada ao campeão africano.

As outras duas equipes que já se garantiram na competição. São o Seattle Sounders (campeão da Concacaf) e o Auckland City (campeão da Oceania). O campeão asiático ainda não foi conhecido e será definido somente entre março e abril. Com isso, o Urawa Red Diamonds (campeão do lado leste asiático) deve herdar a vaga.

O próximo passo da entidade é definir os locais exatos e divulgar a tabela do campeonato. A expectativa é que os jogos aconteçam nas cidades de Marrakech e Agadir. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)