Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Esporte ajuda na inclusão em Sorocaba
Vôlei sentado, futebol de amputados, natação e atletismo ACD são algumas iniciativas na cidade
Hoje (3) é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e que tem, entre seus objetivos, a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Em Sorocaba, algumas iniciativas ajudam nessa missão por intermédio da prática esportiva.
A Associação Sorocaba de Amputados (Asfa) mantém, na cidade, as equipes de futebol de amputados e de vôlei sentado, com apoio do Esporte Clube São Bento e da empresa Adimax (Magnus). No caso do vôlei, a modalidade foi iniciada em 2021, ano da participação do seu primeiro campeonato, o Paulista.
Atualmente, o vôlei sentado de Sorocaba conta com 24 atletas, sendo 12 homens e 12 mulheres com várias histórias inspiradoras. Hetieli dos Santos, de 25 anos, teve parte de uma perna amputada ao ser atropelada por um trem aos 14 anos e credita à prática esportiva a força necessária para superar o ocorrido. “O esporte entrou na minha vida e a mudou completamente. Me abriu portas para poder cuidar do meu psicológico e do meu físico. Se não fosse o esporte, eu não sei quem eu seria hoje”, disse. Ela continua: “Quem tem alguma deficiência se sente um pouco fora do ‘padrão’ social, e o esporte mostra para a sociedade que somos normais. A deficiência é somente uma palavra para mim.”
Felipe Rodrigues, de 33 anos, responde com orgulho quando perguntado sobre sua profissão: “sou atleta”. “Eu sofri um acidente em 2005 quando um muro caiu sobre mim. O esporte é muito importante para mostrar à sociedade que o deficiente não é um ‘coitado’. Depois que o deficiente conhece o esporte, ele começa a ver a vida com outros olhos”, afirma. Segundo o responsável pelo projeto, Adilson Nunes, a equipe realiza os treinos uma vez na semana e está “amadurecendo” para que em 2023 retorne às competições.
Futebol de amputados
No futebol de amputados, o São Bento e o Evolução, ambos mantidos pela Asfa, estão entre os maiores da modalidade no País. Com menos de um ano de parceria, o Azulão já está fazendo história: ficou no terceiro lugar do Campeonato Paulista, durante o primeiro semestre; foi vice-campeão da Copa do Brasil, realizada em setembro, e disputa neste fim de semana o Campeonato Brasileiro, em Maringá (PR). Na primeira rodada, disputada ontem (2), a equipe passou às quartas de final ao empatar por 1 a 1 com a Adfego-GO e golear o Faro-RJ por 5 a 0.
Já o Evolução, que faz do torneio um “laboratório” para 2023, começou perdendo do Pantanal-MS por 3 a 0 e do Assama Maringá-PR por 15 a 0. Hoje (3), enfrenta o Corinthians às 8h.
Cidade conta, ainda, com natação e atletismo ACD
Sorocaba possui representação, ainda, no atletismo e natação ACD. Nas pistas, a Associação Criança Feliz (ACF) desenvolve a modalidade, no Centro Esportivo da Vila Gabriel, às terças, quintas e sábados, para crianças e adolescentes com idades entre 10 a 17 anos e adultos acima dos 18 anos com deficiência física, intelectual ou visual. As modalidades são: corrida, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, corrida com cadeira de rodas, entre outras. Neste fim de semana, a equipe participa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2022, em São Paulo. Para outras informações: (15) 3224-4860 ou WhatsApp (15) 99828-1511.
A equipe Seas/Sesi é a responsável pela natação ACD. Os atletas, com idades a partir de 13 anos e com deficiências físicas, visuais ou intelectuais, treinam às segundas, quartas e sextas na piscina do Sesi Sorocaba. Mais informações estão disponíveis no site www.seas.org.br/, pelo telefone (11) 97033-9162 ou no e-mail [email protected]. Todas as modalidades têm apoio da Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav). (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos