Buscar no Cruzeiro

Buscar

Enfim desencantou

Argentina vence a Polônia e ambas avançam na Copa do Mundo

01 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Equipe de Messi só não eliminou a de Lewandowski por causa do saldo de gols
Equipe de Messi só não eliminou a de Lewandowski por causa do saldo de gols (Crédito: JUAN MABROMATA / AFP (30/11/2022))

Antes da Copa do Catar, Lionel Messi anunciou que o Mundial seria o último da carreira. Ontem (30), o sonho de levantar o troféu mais importante do futebol antes de pendurar as chuteiras ganhou sobrevida, com a vitória dos argentinos sobre a Polônia, por 2 a 0, no Estádio 974, em Doha, pela terceira e última rodada do Grupo C.

A vitória, cheia de autoridade, deu à Argentina a ponta da chave, com seis pontos. Nada mal para quem estreou perdendo da Arábia Saudita por 2 a 1 e viu chegar ao fim, de forma surpreendente, uma série invicta de 36 partidas oficiais. Os poloneses, com os mesmos quatro pontos do México, levaram a segunda vaga do grupo por terem um gol a mais que os mexicanos de saldo. A nação europeia não passava de fase em uma Copa desde 1986.

A seleção argentina “amassou” a Polônia durante o jogo todo. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Álvarez recebeu do meia Alexis Mac Allister na área e finalizou cruzado, para mais uma defesa de Szczesny. No rebote, o atacante do Manchester City cruzou pela esquerda e o goleiro acabou atingindo o rosto de Messi na área. Com auxílio do árbitro de vídeo (VAR), o pênalti -- muito duvidoso -- foi assinalado. O camisa 10 cobrou, mas o arqueiro se lançou no canto esquerdo e salvou uma penalidade pela segunda vez nesta Copa.

A pressão da Argentina, que continuou após o pênalti perdido, não arrefeceu na volta do intervalo, com a diferença que, enfim, a rede balançou. Antes do cronômetro completar o primeiro giro, Molina recebeu pela direita do atacante Ángel Di Maria e cruzou rasteiro para Mac Allister, revelação de 23 anos, colocar a equipe sul-americana à frente. Aos 22 minutos, Enzo Fernández, 21 anos, encontrou Álvarez na área. O atacante, de 22 anos, bateu no ângulo de Szczesny -- que, três minutos depois, evitou o terceiro ao salvar uma conclusão de Messi, após cruzamento de Enzo Fernández, pela esquerda. Lautaro Martínez, aos 40 minutos, também perdeu boa chance.

Após o apito final, enquanto a torcida argentina comemorava, a polonesa, tensa, voltou as atenções ao jogo entre México e Arábia Saudita, que estava já nos acréscimos. Os mexicanos venciam por 2 a 0 e estavam a um gol da classificação, mas quem balançou as redes foram os sauditas. Pelas oitavas de final, no sábado (3), às 16h (horário de Brasília), a Argentina encara a Austrália. No domingo (4), às 12h, a Polônia terá pela frente a França, atual campeã mundial. (Da Redação, com Agência Brasil)

CLASSIFICAÇÃO -- GRUPO C

1ºArgentina - 6 pts
2ºPolônia - 4 pts
3ºMéxico - 4 pts
4ºArábia Saudita- 3 pts

CLASSIFICAÇÃO -- GRUPO D

1ºFrança - 6 pts
2ºAustrália- 6 pts
3ºTunísia - 4 pts
4ºDinamarca - 1 pt

RESULTADOS DE ONTEM (30)

Grupo C
Polônia 0 x 2 Argentina
Arábia Saudita 1 x 2 México

Grupo D
Tunísia 1 x 0 França
Austrália 1 x 0 Dinamarca

OITAVAS DE FINAL

Sábado (3/12)
12h00 - Holanda x Estados Unidos
16h00 - Argentina x Austrália

Domingo (4/12)
12h00 - França x Polônia
16h00 - Inglaterra x Senegal