Buscar no Cruzeiro

Buscar

Kyokushin Union

Atletas de Sorocaba e Boituva são destaque na Copa América de Karatê

Carateca de Sertãozinho também conquista pódio no campeonato ocorrido em Antofagasta, no Chile

26 de Outubro de 2022 às 18:26
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atletas da região de Sorocaba que participaram da competição no Chile disputam o Brasileiro
Atletas da região de Sorocaba que participaram da competição no Chile disputam o Brasileiro (Crédito: Divulgação)

Três brasileiros representaram bem o País na 4ª Copa América de Karatê Kyokushin Union, realizada em Antofagasta, no Chile, ocorrida no dia 22 de outubro. E, mais que brasileiros, são atletas que representaram as regiões metropolitanas de Sorocaba e de Ribeirão Preto, cujas agremiações são vinculadas à Federação de Karatê Kyokushin Mas Oyama de Sorocaba.

A sensei Priscilla Cocchi, que é de Sorocaba, foi vice-campeã na categoria feminino de kata (luta imaginária); e o sensei Fabiano Pitz Filho, que é de Sertãozinho (Ribeirão Preto), conquistou a medalha de bronze na categoria masculino de kata.

Shihan Ronan Ramos (à direita) e sensei Neto Nuci (à esquerda) ladeados pelos atletas - Divulgação
Shihan Ronan Ramos (à direita) e sensei Neto Nuci (à esquerda) ladeados pelos atletas (crédito: Divulgação)

Outro atleta, que é de Boituva, sensei André Santos, foi vice-campeão na categoria masculino de kumite (combate) e escolhido pelos shihans como o melhor Espírito Samurai - Troféu Kantocho da 4ª Copa América.

O atleta Fabiano Pitz e seu treinador, o sensei Neto Nuci - que foi um dos árbitros oficiais do evento -, tiveram o apoio da Prefeitura de Sertãozinho por meio de um termo de colaboração com a Associação Beneficente de Esportes Lazer e Cultura (Abelc) da cidade. Na ocasião, sensei Neto também participou de um seminário especial ministrado pelo shihan (mestre) japonês, Okamoto Toru.

"Encerramos a 4º Copa das Américas com a certeza de dever cumprido, de representar a nossa amada pátria em solo estrangeiro. O Brasil sempre esteve presente nesse grandioso evento e sempre se destacou pela qualidade técnica de seus atletas e árbitros", comenta shihan Ronan Ramos, presidente da Federação de Karatê Kyokushin Mas Oyama de Sorocaba.

Ele enfatiza que, quando o atleta entra no tatame para lutar em território estrangeiro, torna-se um só para representar o País. "Lutamos com garra, honestidade e vencemos todas as dificuldades, medo e dor para chegar àquele momento de levantar nossa bandeira e agradecer a Deus por nos dar a oportunidade de representar milhões de brasileiros", destaca shihan, ao mesmo tempo que agradece a todos que de alguma maneira colaboraram com os atletas brasileiros para chegarem a esse momento de glória.

Agora, os três já têm compromisso para 2023; graças ao pódio conquistado na Copa das Américas, eles garantiram vaga no Mundial que será realizado no Japão. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos