Copa Sul-Americana
São Paulo disputa hoje o título da Sul-Americana contra o Del Valle
O São Paulo busca encerrar um jejum de dez anos sem um título relevante e retornar de vez à disputa das principais taças do continente. Uma década após conquistar a Copa Sul-Americana, o Tricolor agora volta à final, diante do Independiente Del Valle, do Equador. Após uma fase de grupos em que saiu invicto, o time de Rogério Ceni goleou o Universidad Católica nos dois confrontos nas oitavas de final e bateu Ceará e Atlético-GO de forma sofrida, nas cobranças de pênalti, para alcançar a final. O duelo começa às 17h, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.
Este poderá ser o primeiro título de Ceni como técnico do São Paulo, após levantar troféus com Flamengo e Fortaleza, e ter fracassado em sua primeira passagem no Morumbi como treinador. Ele também estava no time que conquistou a taça da Sul-Americana há uma década contra o Tigres, da Argentina, e lidera a equipe, desta vez, à beira do campo. “Fico feliz por voltar à decisão desta competição como treinador O que fez a equipe chegar foi o esforço dos atletas, em um ano muito puxado, com três competições. Fizemos todos os jogos possíveis no ano e chegar à decisão em ano que se mostrou bem complicado, é a coisa mais importante”, disse.
Após ter a pior campanha no Brasileirão de pontos corridos no ano passado, o São Paulo quis virar a página em 2022. Foi vice-campeão paulista e semifinalista da Copa do Brasil -- perdeu para Palmeiras e Flamengo, respectivamente --, mas patina no Brasileirão. A “montanha russa” não afetou a aprovação da diretoria em relação ao trabalho de Ceni, que teve seu contrato renovado para 2023, ainda em julho. Seu time é forte nos cruzamentos e também na bola parada, e tem em Calleri um dos principais nomes, com 21 gols marcados. Pode trilhar o caminho da idolatria caso conquiste o título.
Adversário da final, o Independiente Del Valle foi eliminado da fase de grupos da Copa Libertadores ocupando a terceira posição, na chave com Atlético-MG, Tolima e América-MG, entrou na Copa Sul-Americana a partir das oitavas de final. A equipe equatoriana está invicta na competição, com cinco vitórias e um empate na fase mata-mata. Recentemente, o time foi eliminado na Copa do Equador, mas vem de uma vitória por 1 a 0 sobre o Macará pelo Campeonato Equatoriano, em que ocupa a vice-liderança da competição, com sete vitórias, dois empates e três derrotas. Júnior Sornoza, ex-Fluminense e Corinthians, é o camisa 10 da equipe e lidera o meio-campo.
O São Paulo ficou longe de disputar o protagonismo do futebol sul-americano nos últimos dez anos, ficando à sombra dos rivais, que conquistaram taças nacionais e continentais no período. Uma vitória sobre o Del Valle pode representar o começo da volta do clube ao lugar em que não deveria ter saído. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
SÃO PAULO x INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU
São Paulo - Felipe Alves; Rafinha, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Alisson e Nestor; Patrick, Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
Independiente Del Valle-EQU - Ramírez; Fernández, Mina, Velasco e Chávez; Pellerano, Ortíz, Angulo, Sornoza e Gaibor; Díaz. Técnico: Martín Anselmi
Árbitro - Wilmar Roldán (Colômbia)
Horário - 17h
Local - Estádio Mario Alberto Kempes (Argentina)