Buscar no Cruzeiro

Buscar

Amazon Challenge

Ultramaratonista nada no rio Negro e vai percorrer cerca de 30 km

A prova é uma das principais travessias do Brasil, e o desafio não está somente na distância a ser percorrida

08 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Marcos Salvador no rio Negro
Marcos Salvador no rio Negro (Crédito: ARQUIVO PESSOAL (07/09/2022))

O nadador de longas distâncias em águas abertas Marcos Salvador, de Votorantim, participa nesta quinta-feira (8) do desafio “Amazon Challenge”. A prova é uma das principais travessias do Brasil e os participantes nadam, no rio Negro, distâncias que variam de 18 a 30 quilômetros. O ultramaratonista Salvador vai nadar 30 km.

O desafio não está só na distância a ser percorrida. Marcos Salvador explica que outros fatores fazem a prova ser mais difícil. ”Temperaturas externa e interna são altas, pois a água varia entre 29 e 32 graus, além de possuir grande densidade, o que torna o nado mais cansativo”, afirma.

Currículo

Apesar de ser a primeira vez do nadador na Amazon Challenge, ele possui experiência desde 2009 em provas de ultramaratona aquática, tendo iniciado em 2009 a participação nesses desafios. Em março de 2022, Marcos Salvador fez o percurso Timburi/Ipaussu que tem 18 quilômetros ida e volta com o tempo de 5 horas.

No currículo, o nadador tem oito participações na prova 14 Bis, disputada entre Bertioga e Guarujá, no litoral paulista (25 km) e atravessou a represa de Itupararanga duas vezes sozinho. O trecho percorrido foi de Ibiúna até a barragem em Votorantim, num total de 25 quilômetros. Em 2016, Salvador se tornou o sétimo brasileiro a concluir a travessia do estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos numa distância de 16 quilômetros. O votorantinense detém o melhor tempo entre todos, com 3h45. (Da Redação)