Esportes
Basquete do Brasil leva virada de Porto Rico no minuto final
Foi pela segunda fase das Eliminatórias da Copa do Mundo
A seleção brasileira de basquete iniciou a segunda fase das Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete com dura derrota diante de Porto Rico, por 75 a 72 nesta quinta-feira (25), pelo Grupo F, em San Juan. Depois de dominar o placar quase o jogo inteiro, levou a virada no minuto final.
Na segunda-feira, os comandados de Gustavo de Conti, o Gustavinho, encaram o México em Jaraguá do Sul em busca da reabilitação. Os duelos desta fase também são em ida e volta, mas como enfrentou Colômbia e Uruguai na primeira fase, não precisará repetir os compromissos desta vez. Completa o Grupo F os Estados Unidos, com os quais o Brasil chegou empatado nesta fase com cinco vitórias e somente um revés.
São sete vagas para as seleções da América na Copa do Mundo, que ocorre em 2023 entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro, distribuído por três sedes: Japão, Filipinas e Indonésia. Se garantem os três melhores de cada grupo, mais o melhor quarto colocado no geral. O Grupo E tem Canadá, Argentina, Venezuela, República Dominicana, Panamá e Bahamas.
O público presente no Coliseo Roberto Clemente fez bastante barulho para incentivar a equipe da casa ainda na entrada na quadra. A ordem era desestabilizar o Brasil, em melhor momento na competição - Porto Rico tinha três vitórias e três derrotas.
Com desfalques, o Brasil iniciou o jogo com Marcelinho Huertas ao lado de Augusto Lima, Leo Meindl, Rafael Mineiro e Didi. O experiente armador tinha a incumbência de comandar a seleção na ausência do cestinha Bruno Caboclo, desfalque por estar participando da pré-temporada da NBA com o Boston Celtics. Selecionado no Draft pelo campeão Golden State Warriors, Gui Santos também foi ausência, assim como Raulzinho, servindo o Cleveland Cavaliers.
Essas partidas contra Porto Rico e México servem de preparação à seleção brasileira para a AmeriCup, que será disputada entre 2 e 11 de setembro no Recife.
(Estadão Conteúdo)