Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol Varzeano

Punição ao Barcelona divide opiniões

13 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
WO provocou exclusão e rebaixamento, do Barcelona (direita)
WO provocou exclusão e rebaixamento, do Barcelona (direita) (Crédito: CORTESIA / JOSUÉ DE LIMA (26/6/2022))

O rebaixamento do Clube Atlético Barcelona à quarta e última divisão do campeonato municipal de futebol como consequência do WO no jogo contra o Novo Horizonte, pela oitava rodada da Taça Palácio dos Tropeiros, foi considerado “desproporcional” pelo diretor de esporte do clube, Marcelo Bellote. A punição está prevista no Regulamento Geral dos Campeonatos Municipais de Futebol (RGCMF) para casos de WO. O acórdão com a decisão dos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) local foi publicado anteontem (11) no jornal Município de Sorocaba.

“Vejo como uma punição totalmente desproporcional ao fato, pois um mero atraso elimina a equipe da competição e rebaixa para a última divisão. Não existe decisão sequer semelhante na Justiça Desportiva em âmbito nacional. Ademais não foi apreciado o risco da integridade física dos atletas e comissão técnica, bem como fatos anteriores como briga generalizada”, respondeu Bellote, informando que a diretoria do clube realizará uma reunião extraordinária para decidir sobre recursos. “O Clube Atlético Barcelona, um dos maiores e mais tradicionais do município, segue suas atividades normalmente recebendo seus sócios, convidados e visitantes com urbanidade, que sempre fizeram parte da filosofia do clube”, reforça.

O caso aconteceu no último dia 31, na Arena Lago Country. O jogo estava marcado para começar às 15h, e a arbitragem atribuiu vitória do Novo Horizonte por WO porque, de acordo com o relatório do árbitro, o time do Barcelona entrou em campo às 15h31, 11 minutos acima da tolerância regulamentar de 20 minutos. O adversário se recusou a disputar a partida. “Para ser bem sincero, a justiça foi feita.

Os times considerados grandes acham que nunca vai acontecer algo com eles, e normalmente não acontece mesmo, mas desta vez não foi assim”, disse o presidente do Novo Horizonte, Eduardo Messias.

Após o julgamento, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) confirmou a realização da nona e última rodada da primeira fase, que estava suspensa, para amanhã (14), com nove jogos. Com a exclusão do Barcelona, todos os jogos do clube na primeira fase terão atribuídos o placar de 3 a 0 para os adversários. A equipe fecharia a fase classificatória contra o São Guilherme/Entre Amigos. (Eric Mantuan e Cezar Ribeiro -- programa de estágio)