Copa Libertadores
Corinthians e Flamengo começam a decidir vaga à semifinal
A equipe de Vitor Pereira conquistou a vaga ao eliminar o hexacampeão Boca Juniors, na Bombonera
O Clássico das Multidões entre Corinthians e Flamengo, que reúne as duas maiores torcidas do País, começa a definir hoje (2), às 21h30, o primeiro brasileiro semifinalista da Libertadores 2022. O jogo de ida é na casa do Corinthians, a Neo Química Arena, com o duelo de volta, daqui a uma semana, dia 9, no Maracanã. O outro lado da chave opõe Palmeiras e Atlético-MG, com o primeiro jogo amanhã (3) em Minas Gerais. Decidem em casa os times de melhor campanha.
O Corinthians persegue seu segundo título continental e joga as quartas após dez anos. A equipe de Vitor Pereira conquistou a vaga ao eliminar o hexacampeão Boca Juniors, na Bombonera, em disputa de pênaltis. Ainda invicto no torneio, o Flamengo, finalista em 2021, vai atrás de sua terceira conquista. Passou pelo Tolima com tranquilidade na fase anterior: venceu na Colômbia por 1 a 0 e aplicou uma goleada histórica no Rio de Janeiro: 7 a 1, com quatro gols de Pedro.
Será o quinto encontro entre Corinthians e Flamengo no torneio. Em 1991, pela fase de grupos, empate por 1 a 1 e vitória do Flamengo em São Paulo. Pelas oitavas de final de 2010, um triunfo para cada lado (1 a 0 para o Fla no Maracanã e 2 a 1 para o Corinthians no Pacaembu), mas o time rubro-negro levou a melhor pelo critério do gol qualificado e ficou com a vaga.
Dois dos protagonistas, Willian e Arturo Vidal se conhecem há um bom tempo e têm semelhanças em suas carreiras. Os dois surgiram com destaque para o futebol quase que no mesmo período, tiveram um jornada de êxito na Europa e hoje defendem as camisas de times de massa. Willian, de 33 anos, e Vidal, 35, despontaram no futebol há pouco mais de 15 anos e em 2007 se encontraram pela primeira vez no Sul-Americano sub-20, torneio disputado em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O brasileiro alcançou sucesso sobretudo no Chelsea, no qual atuou por sete anos. O chileno teve momentos de destaque principalmente na Juventus.
O Corinthians não terá mais uma vez o zagueiro Raul Gustavo, que trata lesão muscular, e o meio-campista Renato Augusto, ainda em recuperação de um problema na panturrilha. O Flamengo jogará com o que tem de melhor. Dorival Junior vai repetir a escalação que tem usado em mata-matas. Vidal, assim, começa entre os reservas. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
CORINTHIANS X FLAMENGO
Corinthians - Cássio, Fagner, Balbuena, Gil (Bruno Méndez) e Lucas Piton; Cantillo, Du Queiroz e Maycon; Willian, Adson (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira
Flamengo - Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior
Árbitro - Patricio Loustau (Argentina)
Horário - 21h30
Local - Neo Química Arena