Fórmula 1
Verstappen fatura GP da Hungria e fica mais perto do título
O holandês conseguiu levar a melhor mesmo após largar em décimo, enfrentar problemas no carro durante o treino e até rodar na pista
Max Verstappen largou em décimo, teve problemas no carro durante o treino classificatório e até rodou na pista neste domingo (31), mas ainda assim venceu o Grande Prêmio da Hungria na Fórmula 1, ficando mais perto do título da temporada. O pódio do último GP da França se repetiu com a dobradinha da Mercedes. Lewis Hamilton fez grande corrida para ficar em segundo e o pole position George Russell ficou na terceira posição.
Os pilotos fizeram corrida agitada no Circuito Hungaroring, com muitas reviravoltas e pista seca, apesar do risco de chuva. O saldo foi ruim para a Ferrari, que teve Sainz em quarto e Leclerc apenas na sexta colocação. Entre eles, Sergio Pérez, da Red Bull, ficou em quinto. Lando Norris (McLaren), Fernando Alonso e Esteban Ocon, da Alpine, e Sebastian Vettel (Aston Martin) fecharam o top 10.
"Eu sinceramente não esperava ganhar, mas esperava chegar perto do pódio, foram condições muito difíceis. Tivemos uma estratégia muito boa e mesmo com o 360ª vencemos a corrida. Eu estava sofrendo um pouco com a troca de marchas, isso causou o giro 360ª, mas com sorte só perdi uma posição", afirmou Verstappen após a corrida.
Aos 24 anos de idade, o holandês Verstappen chega a oito vitórias no ano e 28 em sua carreira. Já 258 pontos somados pelo líder do campeonato, que a cada corrida fica mais próximo do título, enquanto a Red Bull também abre vantagem no campeonato de construtores.
Em segundo, Leclerc possui 178 pontos, cinco am mais que Sergio Pérez. Russell é o quarto, com 158 pontos. Sainz está em quinto com 156 pontos e Hamilton possui 146 pontos. Entre os construtores, a Ferrari tem 431 pontos contra 334 da vice-líder Ferrari.
A corrida
Russell conseguiu se proteger do ataque das duas Ferraris na largada e seguiu na frente, enquanto Hamilton largou bem e ganhou as posições de Ocon e Alonso. Após largarem mais atrás do que estão acostumados, Perez e Verstappen recuperaram posições importantes logo nas primeiras voltas.
A Mercedes entrou ainda mais na briga quando Hamilton assumiu a quarta colocação ao ultrapassar Noris na 12ª volta, com Verstappen colado na posição seguinte. Norris perdeu posição também para Pérez, caindo para sétimo.
Após pausas para o box, as primeiras posições ficaram divididas entre Mercedes, Ferrari e Red Bull. Verstappen ganhou a quarta colocação de Hamilton e Leclerc pressionou muito Russell pela primeira posição. Os dois travaram forte batalha entre as voltas 28 e 31, quando aconteceu finalmente a ultrapassagem por fora do piloto monegasco.
Logo após um trapassar Leclerc na volta 41 ao voltarem do box, Verstappen perdeu o controle do carro e rodou sozinho, perdendo a posição para o monegasco. O holandês não teve problemas para ultrapassar novamente Leclerc algumas voltas mais tarde, cortando por fora e depois por dentro na curva. Verstappen ficou em terceiro, com Sainz e Hamilton à frente e com uma parada a menos.
A chuva começou a apertar na reta final da corrida, mudando bastante o cenário na pista. Daniel Ricciardo foi fechado e atingiu o carro de Lance Stroll, mas ambos seguiram normalmente na corrida. A briga na ponta passou a ser entre Russell e Leclerc e o piloto de 24 anos da Mercedes ganhou a batalha para assumir a segunda posição.
Após perder espaço no pódio, Leclerc foi chamado para o box e perdeu ainda mais posições, caindo para sexto. Na reta final, Hamilton passou com tudo por Sainz e colocou a Mercedes com dois carros no pódio. Na sequência, o heptacampeão ultrapassou George Russell, ficando em segundo.
O carro de Valtteri Bottas quebrou no fim da corrida, que terminou com um safety car virtual por conta da remoção do veículo. Após o GP da Hungria, a Fórmula 1 entrará de férias por três semanas e o Grande Prêmio da Bélgica acontecerá apenas no fim do mês de agosto, entre os dias 26 e 28. (Estadão Conteúdo)
Confira a classificação final do GP da Hungria:
1º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h39min35s912
2º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 7s834
3º - George Russell (ING/Mercedes), a 12s337
4º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari) ,a 14s579
5º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 15s688
6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari) a 16s047
7º - Lando Norris (CAN/McLaren), a 1min18s300
8º -Fernando Alonso (ESP/Alpine), a 1 volta
9º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta
10º- Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a 1 volta
11º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin) , a 1 volta
12º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 1 volta
13º - Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo), a 1 volta
14º - Mick Schumacher (ALE/Haas), a 1 volta
15º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 1 volta
16º - Kevin Magnussen (DIN/Haas) a 1 volta
17º - Alexander Albon (TAI/Williams), a 1 volta
18º - Nicholas Latifi (CAN/Williams) a 1 volta
19º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri) a 2 voltas
Não completaram a prova:
Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)