Campeonato Brasileiro
Corinthians cede virada ao Ceará e deixa de "dormir" na liderança
O Vozão, por sua vez, deixou provisoriamente a zona de rebaixamento com a primeira vitória em casa no torneio
Em uma noite de golaços na Arena Castelão, o Corinthians foi derrotado ontem (16) pelo Ceará por 3 a 1, de virada, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, perdeu a chance de assumir a liderança do Brasileirão e pode cair algumas posições dependendo dos demais resultados. O Vozão, por sua vez, deixou provisoriamente a zona de rebaixamento com a primeira vitória em casa no torneio.
Com três minutos de jogo, Róger Guedes anotou um golaço para o Corinthians, acertando o ângulo e deixando torcedores em dúvida se a bola havia entrado. O tento encerrou um duplo jejum: de Guedes, há sete jogos sem balançar as redes, e do próprio ataque corintiano, que não marcava há seis.
O gol cedo obrigou o Ceará a ter de partir para o ataque, dando espaços para o Corinthians sair em velocidade. Após cobrança de escanteio e rebote, Bruno Pacheco emendou de primeira na entrada da área e encobriu Matheus Donelli -- Cássio, com dores lombares, foi poupado. Aos 32 minutos, outro tento impressionante virou o jogo para o Vozão: Vina acertou um grande arremate, mandando a bola no ângulo superior direito.
O Corinthians fez mudanças no segundo tempo, com as entradas de Roni e Piton nos lugares de Cantillo e Adson. A grande oportunidade do empate veio com Roni, que perdeu um gol inacreditável, dentro da pequena área, acertando o travessão, aos 20 minutos. Porém, as debilidades dos suplentes do Corinthians seguiam notórias, e Cléber e Mendoza por pouco não aproveitaram algumas chances de ampliar o marcador. Até que, aos 31 minutos, Cléber recebeu passe em profundidade de Vina, invadiu a área e bateu para o gol, assinalando o terceiro. A vantagem estava consolidada, e a torcida cearense cantou “olé” no fim do jogo.
O Corinthians volta a jogar na quarta-feira, às 21h30, diante do Coritiba, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Na véspera, o Ceará recebe o Avaí, novamente no Castelão. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
CEARÁ x CORINTHIANS
Ceará - João Ricardo; Nino Paraíba (Michel), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richardson (Rodrigo Lindoso) e Richard Coelho; Lima (Fernando Sobral), Vina e Mendoza (Dentinho); Cléber (Zé Roberto). Técnico: Marquinhos Santos
Corinthians - Matheus Donelli; Bruno Méndez (Rafael Ramos), Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Giovane); Du Queiroz, Cantillo (Lucas Piton) e Giuliano (Xavier); Adson (Roni), Gustavo Mosquito e Róger Guedes. Técnico: Filipe Almeida (assistente)
Gols - Róger Guedes, aos 3; Bruno Pacheco, aos 27, e Vina, aos 32 minutos do primeiro tempo; Cléber, aos 31’ do 2ºT
Árbitro - Leandro Pedro Vuaden (RS)
Cartões amarelos - Cléber e Giovane
Público e renda - Não divulgados
Local - Arena Castelão, em Fortaleza