Buscar no Cruzeiro

Buscar

É dia de sprint race

Holandês Verstappen confirma favoritismo e fatura a pole na Fórmula 1

Correndo em "casa", Verstappen foi o mais rápido nesta sexta-feira (8), na Áustria

09 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Max garantiu a pole com o melhor tempo do fim de semana
Max garantiu a pole com o melhor tempo do fim de semana (Crédito: ERWIN SCHERIAU / APA / AFP (8/7/2022))

Em treino marcado por batidas das Mercedes, o holandês Max Verstappen confirmou nesta sexta-feira (8) o favoritismo diante da torcida e faturou a pole position para o sprint race do GP da Áustria de Fórmula 1. A corrida curta deste sábado (9), às 11h30, vai definir o grid da prova deste domingo (10).

Verstappen garantiu a pole com o melhor tempo do fim de semana até agora: 1min04s984. “Foi um treino muito equilibrado. Estou muito feliz pela pole”, comemorou o holandês, que agradeceu o apoio da torcida. “É incrível ver as arquibancadas aqui.” O campeão mundial praticamente corre em casa no circuito Red Bull Ring, em Spielberg, por ser a sede da sua equipe. A torcida apareceu em peso e cobriu as arquibancadas de laranja, como fizera no GP da Holanda do ano passado.

Ao lado do holandês, largará o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que anotou 1min05s013. Logo atrás vem o outro piloto do time italiano, o motivado espanhol Carlos Sainz Jr., vencedor do GP da Inglaterra, no fim de semana passado, com o tempo de 1min05s066.

O treino foi marcado por uma incomum batida de Lewis Hamilton. Na última etapa da sessão classificatória, o Q3, o inglês perdeu o controle do carro na curva 7, atravessou a caixa de brita e parou apenas no muro de proteção, sem maiores riscos. Ele saiu andando do carro, com facilidade.

Como só tinha registrado uma volta na sessão, e com fraco desempenho, Hamilton largará do 10º lugar na sprint race. O revés decepcionou a Mercedes porque o piloto vinha apresentando boa performance tanto no primeiro treino livre quanto nas duas primeiras etapas da sessão classificatória. No Q2, chegou a registrar o melhor tempo do fim de semana.

Na retomada do treino, a situação ficou ainda pior para a Mercedes. George Russell também saiu sozinho da pista e parou no muro de proteção, danificando a traseira do seu carro. Uma nova bandeira vermelha foi acionada após paralisação de quase 10 minutos. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)