Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mundial de Surfe

Falta de ondas adia as oitavas em Saquarema

26 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O surfista brasileiro Filipe Toledo lidera o ranking mundial.
O surfista brasileiro Filipe Toledo lidera o ranking mundial. (Crédito: THIAGO RIBEIRO / ESTADÃO CONTEÚDO (24/6/2022))

 

As oitavas de final do Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, foram adiadas para hoje (26). Com oito brasileiros na disputa masculina e Tatiana Weston-Webb brigando pela classificação nas semis femininas, as provas inicialmente marcadas para ontem foram canceladas por causa de uma piora no mar de Saquarema (RJ). Simplesmente, não havia ondas.

O sábado começou com o menor dia de swell da etapa, o que significa que as ondas na praia de Itaúna estavam mais baixas e ainda havia previsão de vento sudoeste. Com a definição de lay day ontem, a próxima chamada fica para este domingo, às 7h15, quando as condições do mar serão reavaliadas. A janela desta etapa da Liga Mundial de Surfe terá duração até a quinta-feira (30).

“Nós vamos ficar off hoje (ontem). As ondas estão mais baixas, mas o principal motivo é o vento maral que vai entrar e ficar o dia todo. As previsões mostram que amanhã (domingo) estará melhor, com ondas maiores, mas ainda com esse vento, que precisamos considerar”, explicou Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da World Surf League.

Mesmo com a eliminação de Gabriel Medina na repescagem da última sexta-feira, os brasileiros seguem dominando a etapa fluminense do circuito. Caio Ibelli fará duelo contra o compatriota Samuel Pupo, enquanto o líder do ranking Filipe Toledo terá pela frente o peruano Miguel Tudela.

Em outro duelo brasileiro, Ítalo Ferreira enfrentará Michael Rodrigues. Miguel Pupo encara o americano Nat Young na bateria quatro. O australiano Jack Robinson estará pelo caminho do catarinense Mateus Herdy. Por fim, na bateria sete, Yago Dora disputa com o australiano Ethan Ewing. (Estadão Conteúdo)