Mundial de Surfe
Falta de ondas adia as oitavas em Saquarema
As oitavas de final do Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, foram adiadas para hoje (26). Com oito brasileiros na disputa masculina e Tatiana Weston-Webb brigando pela classificação nas semis femininas, as provas inicialmente marcadas para ontem foram canceladas por causa de uma piora no mar de Saquarema (RJ). Simplesmente, não havia ondas.
O sábado começou com o menor dia de swell da etapa, o que significa que as ondas na praia de Itaúna estavam mais baixas e ainda havia previsão de vento sudoeste. Com a definição de lay day ontem, a próxima chamada fica para este domingo, às 7h15, quando as condições do mar serão reavaliadas. A janela desta etapa da Liga Mundial de Surfe terá duração até a quinta-feira (30).
“Nós vamos ficar off hoje (ontem). As ondas estão mais baixas, mas o principal motivo é o vento maral que vai entrar e ficar o dia todo. As previsões mostram que amanhã (domingo) estará melhor, com ondas maiores, mas ainda com esse vento, que precisamos considerar”, explicou Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da World Surf League.
Mesmo com a eliminação de Gabriel Medina na repescagem da última sexta-feira, os brasileiros seguem dominando a etapa fluminense do circuito. Caio Ibelli fará duelo contra o compatriota Samuel Pupo, enquanto o líder do ranking Filipe Toledo terá pela frente o peruano Miguel Tudela.
Em outro duelo brasileiro, Ítalo Ferreira enfrentará Michael Rodrigues. Miguel Pupo encara o americano Nat Young na bateria quatro. O australiano Jack Robinson estará pelo caminho do catarinense Mateus Herdy. Por fim, na bateria sete, Yago Dora disputa com o australiano Ethan Ewing. (Estadão Conteúdo)