Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

São Paulo perde para Botafogo e segue sem vencer como visitante

17 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Kayque fez o gol da vitória botafoguense no Engenhão.
Kayque fez o gol da vitória botafoguense no Engenhão. (Crédito: VÍTOR SILVA / BOTAFOGO)

 

Os jogos fora de casa continuam sendo o grande problema do São Paulo no Campeonato Brasileiro. A equipe perdeu para o Botafogo por 1 a 0 ontem (16), no estádio Nilton Santos. O time de Rogério Ceni ainda não venceu como mandante no torneio. O revés encerrou uma invencibilidade de 15 partidas, considerando-se todos os torneios.

O Botafogo, por sua vez, consegue se recuperar depois de cinco jogos sem vencer (quatro derrotas) e sai da zona de rebaixamento. A última vitória havia sido na sexta rodada, sobre o Fortaleza. Os 18 mil torcedores fizeram uma grande festa no final do jogo.

Ainda sob tensão por causa da invasão de torcedores ao centro de treinamento na quarta-feira, o Botafogo começou “pilhado” e entusiasmado, pressionando a saída de bola do rival. A marcação agressiva criou muitas dificuldades para o São Paulo. Embora chegasse com rapidez ao ataque, o time carioca errava muito na troca de passes. A rapidez virava pressa. Com isso, as chances foram raras, a principal delas com Saravia, que chutou por cima aos 3 minutos, na primeira chegada.

Sem opção de velocidade, o São Paulo fez um jogo de aproximação em bloco. Assim, mais cadenciado, o time quase marcou com Wellington, aos 16. Os dois times mostravam estratégias opostas: o entusiasmo e a velocidade diante da cadência na construção de lances. Neste duelo, os goleiros trabalharam pouco.

O panorama mudou no segundo tempo, com mais chances de gol, a maior parte do Botafogo. A tônica continuou sendo a velocidade e o ímpeto e a recuperação técnica de jogadores que estavam apagados, como Lucas Piazon, sustentou a melhora. Em um contra-ataque aos 15, que contou com o avanço de seis jogadores, Kayque fez bela jogada individual e abriu o placar.

Com a vantagem, o time da casa se retraiu, mas continuou mais perigoso nos contra-ataques. O São Paulo só conseguiu incomodar em uma jogada individual de Calleri, que foi a principal esperança durante todo o jogo, mas esteve bem marcado.

O atacante Luciano lamentou a perda da invencibilidade. Porém, fez questão de pensar no futuro e admitiu que não vive seu melhor momento. “Eu, particularmente, não estou numa fase boa, alguns jogos sem fazer gols. Estou trabalhando para ajudar os companheiros e agora é seguir e pensar no Palmeiras, temos dois confrontos contra eles”, afirmou. O último gol de Luciano foi em 8 de maio no empate com o Fortaleza, pelo Brasileiro. Desde então já foram 10 partidas na “seca”. (Estadão Conteúdo)

BOTAFOGO 1 X 0 SÃO PAULO

Botafogo - Gatito Fernández; Joel Carli, Kanu e Víctor Cuesta; Saravia (Daniel Borges), Patrick de Paula, Kayque (Barreto), Lucas Piazon (Chay) e Hugo; Vinícius Lopes e Erison. Técnico: Luís Castro

São Paulo - Jandrei; Arboleda, Diego (Eder) e Léo; Rafinha (Igor Vinicius), Rodrigo Nestor, Patrick (André Anderson), Igor Gomes e Wellington (Reinaldo); Luciano (Rigoni) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Gol - Kayque, aos 15 do segundo tempo

Árbitro - Wilton Pereira Sampaio

Cartões Amarelos - Patrick de Paula, Kanu, Patrick, Saravia, Calleri, Arboleda, Carli, Kayke, Cuesta

Renda - R$ 453.785,00

Público - 17.135 pagantes

Estádio - Nilton Santos, no Rio