Buscar no Cruzeiro

Buscar

Despedida

Técnico Paulo Roberto deixa o São Bento

Há a promessa de que ele volte à equipe beneditina ainda no fim deste ano, para a disputa no Campeonato Paulista

29 de Abril de 2022 às 11:12
Vinicius Camargo [email protected]
Técnico Paulo Roberto deixa o São Bento
Paulo Roberto Santos se emocionou ao falar sobre a sua despedida (Crédito: Neto Bonvino/ Bento TV (29/4/2022))

Paulo Roberto Santos não é mais o técnico do São Bento -- ao menos temporariamente. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (29), em coletiva de imprensa no estádio Walter Ribeiro (CIC). Mas há a promessa de que ele volte ao clube em outubro, para montar o elenco que disputará o Paulistão 2023. O Azulão ainda não definiu o seu novo técnico para a Copa Paulista.

Segundo o diretor de futebol Juliano Amorim, havia a intenção de manter o treinador e foram realizadas diversas reuniões para tentar viabilizar a sua permanência, cogitando-se, inclusive, dar a ele um cargo de gerente de futebol. Isso não foi possível devido às dificuldades financeiras e ao orçamento enxuto para a Copa Paulista. “Realmente o São Bento, neste momento, não tem condição de propor nada ao Paulo, tanto em aspecto profissional, quanto financeiro”, disse.

O contrato de Paulo Roberto Santos com o Azulão termina oficialmente neste sábado (30). Sem revelar nomes, ele disse estar em negociações com dois clubes que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro -- o rumor mais forte é do Pouso Alegre, de Minas Gerais. Informou, também, ter esperado o desfecho da sua situação com o São Bento para tomar uma decisão. Se depender dele, o retorno a Sorocaba está garantido. Perguntado se pode vir a ficar no clube para o qual vai, depois desta temporada, respondeu com firmeza. “Hoje, acho que não. A continuidade (no São Bento), na minha opinião, é o que deverá ocorrer.”

O comandante do time vice-campeão do Paulista Série A2 afirmou compreender a decisão do clube, mas não escondeu a tristeza por sua partida. Durante a coletiva, ao falar sobre o assunto, se emocionou bastante e chegou a chorar em dois momentos. “Nas conversas que tivemos, tentamos chegar a um denominador comum, para que nós pudéssemos estar junto com eles, dando seguimento a esse projeto. Mas, nós entendemos a situação do clube. Sabemos, (desde) quando nós retornamos, de que forma encontramos o clube, em todos os aspectos. E, infelizmente, não teve condição para que pudéssemos, de imediato, dar essa continuidade”, pontuou.

Embora a volta esteja apalavrada, o técnico encera a sua saída como o fim de um ciclo. “Uma saída é sempre uma saída. Não tem meia saída. Nós estamos saindo, deixando a cidade, o clube”, falou. Também destacou que gostaria de continuar na equipe, principalmente, para preservar a sua linha de trabalho, com foco no Paulistão.

Para ele, a constância foi essencial para ajudar o São Bento a conquistar o acesso à Série A1. “Esse trabalho nosso não vem de agora, começou lá no ano passado. Tivemos os percalços, as baixas, mas o trabalho seguiu. Aos poucos, fomos ajustando aqui, ali, porque o objetivo maior era o acesso à elite do futebol paulista, que é onde o clube consegue a sua sobrevivência, em termos financeiros”.

Novo elenco

Após o desligamento de 22 atletas e, agora, do técnico, o São Bento remontará o elenco para a Copa Paulista. A nova equipe deve ser apresentada no dia 1º de junho, para, logo em seguida, já começar a treinar. Conforme Amorim, a diretoria vai “priorizar o uso da base, dos atletas que já estão no clube e buscar alguns jogadores emprestados, de baixo custo ou com pouco investimento.”

O presidente Almir Laurindo acrescentou que a intenção é escolher jogadores mais novos, com a capacidade de disputar a Copa Paulista, e, também, de reaproveitamento no Campeonato Paulista. Conforme ele, atletas que já sejam conhecidos ou possam ser acompanhados de alguma forma, mesmo de longe, por Paulo Roberto Santos sairão na frente. O técnico, igualmente, destacou o seu desejo de manter conversas com o Azulão durante esse processo.

Laurindo também pontuou que o clube ainda não pensa muito na próxima temporada pois trabalha com planejamento em etapas. A primeira era conquistar o acesso a Série A1. Depois, resolver a situação do treinador. Atualmente, todas as atenções estão voltadas aos compromissos deste ano, o que inclui encontrar maneiras de melhorar as finanças. Uma das ideias é buscar o aumento dos atuais 400 sócios-torcedores para três mil. 

Galeria

Confira a galeria de fotos