LeBron James fica fora dos playoffs pela segunda vez desde 2005
A temporada 2021-22 ficará marcada com uma das mais frustrantes da carreira do ala norte-americano LeBron James. Pela segunda vez desde 2005, o astro do Los Angeles Lakers ficará de fora dos playoffs da NBA, repetindo o drama vivido pelo jogador na própria franquia californiana em 2018-19, em sua estreia pela equipe dourada e roxa.
Ao longo de uma carreira de 19 anos, essa é apenas a quarta vez que ‘King James’ não disputará o mata-mata da maior liga de basquete do mundo. Em seus dois primeiros anos como profissional, em 2003-04 e 2004-05, atuando pelo Cleveland Cavaliers ele acabou não conseguindo classificar o time de Ohio para a fase final da competição.
A partir de então, foram 13 temporadas seguidas brigando diretamente pelo título até a sequência ser interrompida em 2019. Vale mencionar que das suas 15 participações nos playoffs, em quatro ele acabou erguendo o troféu.
Os motivos da eliminação precoce
Embora algo impensável no início do campeonato, o insucesso de LeBron e seus companheiros nessa edição da competição de basquete mais assistida do mundo foi ocasionado por uma série de fatores.
Os principais deles foram as várias lesões de atletas importantes como o próprio camisa 6 e o ala-pivô Anthony Davis, que desfalcaram o time em boa parte dos jogos contra adversários de diferentes níveis.
Além disso, um elenco já veterano e recheado de medalhões (reforçado por Carmelo Anthony e Russel Westbrook), sem muito padrão de jogo e com exibições abaixo da média simplesmente não foi suficiente para levar o dono da antiga Staples Center (rebatizada como Crypto.com Arena em dezembro de 2021) até a pós-temporada.
Os números e façanhas de LeBron James
Bastante pressionado por ser a principal estrela do time, o jogador de 37 anos tem sido cobrado por fãs e pela imprensa especializada, mas mesmo tendo ficado de fora de 24 jogos devido às lesões, LeBron teve na atual temporada sua segunda melhor média de pontuação da carreira: 30,3 pontos por partida, um valor abaixo somente dos 31,4 de 2005-06.
Além disso, em 2022 ele se tornou o primeiro jogador da história da NBA a atingir as marcas de 30 mil pontos, 10 mil assistências e 10 mil rebotes. Atualmente ele é o sétimo maior passador de todos os tempos na liga e o segundo maior cestinha em temporada regular, atrás de Kareem Abdul-Jabbar. Na somatória de pontos entre a fase classificatória e os playoffs, ele é o recordista absoluto.
Quando o assunto é triplo-duplo (dois dígitos em pontos, rebotes e assistências em uma só partida), ele é o quinto colocado, com 103 na carreira. Não à toa, ele é o jogador mais bem pago na NBA há oito anos seguidos.
O 15º jogador mais longevo da competição, com mais de 1.350 partidas disputadas, é também o terceiro com mais tempo de jogo: são mais de 51,6 mil minutos dentro de quadra, menos dos que os 54,8 mil de Karl Malone e os 57,4 mil de Abdul-Jabbar.
Títulos e MVP
Com quatro conquistas na NBA, James aparece "apenas" como o 27º jogador com mais troféus Larry O'Brien. À sua frente está, por exemplo, o trio supercampeão do Chicago Bulls da década de 1990 formado por Michael Jordan (6), seu fiel escudeiro Scottie Pippen (6) e o pilar defensivo daquele time, considerado por seu estilo particular, além do jogador de pôquer Gus Hansen e do estrela do futebol Mario Balotelli, um dos atletas mais excêntricos de todos os tempos, Dennis Rodman (5).
Também estão acima dele lendas do esporte como Kareem Abdul-Jabbar (6), Sam Jones (10) e Bill Russell (11), e os eternos ídolos do Lakers (atual time de LeBron), Magic Johnson e Kobe Bryant, ambos com cinco títulos da liga norte-americana de basquete.
Mas, com quatro eleições a jogador mais valioso da temporada regular (duas atrás do recordista Abdul-Jabbar), LeBron James é o único até hoje a ser nomeado MVP por três franquias diferentes: Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers. Em finais, ele foi premiado como o melhor atleta também em quatro oportunidades e apenas Michael Jordan possui mais nesse quesito com seis premiações.
Por fim, o três vezes medalhista olímpico (dois ouros e um bronze) e campeão mundial pela seleção dos Estados Unidos é também o terceiro maior finalista da NBA, com dez decisões no currículo.
Para se ter ideia da grandiosidade do astro, apenas três equipes disputaram mais finais do que ele na história da liga: Golden State Warriors (11), Boston Celtics (21) e o próprio Los Angeles Lakers (32).
Galeria
Confira a galeria de fotos