Começa o Brasileirão
São nove técnicos estrangeiros; Verdão, de Abel, enfrenta o Ceará
Com torcida liberada nos estádios e sem limitações para troca de técnicos, começa hoje (9) o Campeonato Brasileiro. A disputa, vigésima na era dos pontos corridos, vai até dia 13 de novembro. Serão pouco mais de sete meses de torneio, com 380 partidas. Dos 20 clubes, três são apontados como favoritos: Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, justamente os três primeiros colocados da última edição. Há outras equipes que se reforçaram e correm por fora, casos de Corinthians, São Paulo, Fluminense e Botafogo.
O campeonato terá recorde de técnicos estrangeiros, comandando nove equipes. A predominância é de portugueses. São quatro: Abel Ferreira, no Palmeiras; Paulo Sousa, no Flamengo; Vítor Pereira, no Corinthians; e Luís Castro, o último a chegar, no Botafogo. Outros três vieram da Argentina: Antonio “Turco” Mohamed, Fabián Bustos e Juan Pablo Vojvoda, de Atlético-MG, Santos e Fortaleza, respectivamente. O uruguaio Alexander Medina, do Internacional, e o paraguaio Gustavo Morínigo, do Coritiba, completam a lista de forasteiros.
Abel Ferreira ostenta os títulos do Paulistão, da Copa do Brasil, da Libertadores (duas vezes) e da Recopa Sul-Americana, mas ainda não ganhou o Brasileirão. O adversário de estreia é o Ceará, hoje, no Allianz Parque, às 21h. O maior campeão nacional busca o 11º troféu e, com o português, foi terceiro no ano passado e sétimo em 2020. Nas duas ocasiões, priorizou e venceu a Libertadores. Ele já sabe que, para ser campeão brasileiro, seu time terá de ser regular, forte em casa, ter uma defesa segura e ganhar de adversários diretos.
Em maratona de jogos durante o Paulistão, o Palmeiras poupou titulares na estreia da Libertadores, contra o Deportivo Táchira, e deve fazer o mesmo hoje. Marcos Rocha, Danilo e Rony, que sequer viajaram para a Venezuela, devem retornar. Piquerez continua fora.
Outro português, Paulo Sousa, comanda o Flamengo às 19h contra o Atlético-GO em Goiânia. Ontem houve protesto no portão no CT do Ninho do Urubu. Carros dos jogadores foram cercados, chutados e riscados por torcedores. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
PALMEIRAS X CEARÁ
Palmeiras - Weverton; Mayke, Gómez, Kuscevic e Jorge; Jailson, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Gustavo Scarpa e Gabriel Veron (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira
Ceará - João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard e Rodrigo Lindoso; Fernando Sobral, Vina e Lima; Mendoza. Técnico: Dorival Júnior
Árbitro - Caio Max Augusto Vieira (RN)
Horário - 21h
Local - Allianz Parque, em São Paulo (SP)