Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

Abril Indígena começa no Sesc Sorocaba

05 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cena do filme
Cena do filme "O Abraço da Serpente", que será exibido hoje (5). (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O projeto do Sesc Sorocaba, “Abril Indígena” começa hoje (5), às 19h, com a exibição do filme “O Abraço da Serpente” no CineCafé. As atividades seguem até o final do mês e são feitas em rede com o Sesc São Paulo, valorizando e difundindo a diversidade dos povos indígenas no Brasil. Em sua quarta edição, o especial reúne bate-papos, oficinas, atividades artísticas, documentários e apresentações presenciais e on-line em diversas unidades. Com o tema “SP: Terra Indígena”, o projeto busca dar visibilidade à presença indígena no Estado de São Paulo.

A programação completa, que conta ainda com intervenções usando grafismo, músicas e danças indígenas, pode ser conferida no www.sescsp.org.br/projetos/abril-indigena/

Entre os filmes que serão exibidos às terças-feiras, no CineCafé, também estão “A Febre”, de Maya Da--Rin (dia 12/4, classificação 12 anos); “Nheengatu”, de José Barahona (dia 19/4, classificação livre) e “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi (dia 26/4, classificação 14 anos). As exibições são gratuitas e acontecem no Teatro da unidade nas terças, às 19h. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Lugares limitados.

No dia 21, uma quinta-feira, o Espaço de Exposições da unidade promoverá um bate-papo sobre da Aldeia Guarani Mbya de Tapiraí, município a uma hora de Sorocaba. este bate-papo, Lucia Gabriel e Bruna Fernandes, indígenas da etnia Guarani e integrantes do Musas Indígenas, trocam experiências com o público sobre as práticas permaculturais realizadas por elas para a bioconstrução da Casa de Artes na aldeia Guyra Pepo, em Tapiraí. O projeto Musas é feito por mulheres de diversos lugares do Brasil e busca fortalecer os potenciais de transformação e inovação das realidades dessas mulheres. O encontro é gratuito e será das 14h às 15h. As vagas são limitadas e a classificação é livre para todas as idades. (Da Redação)