Motocross
Sorocaba volta a receber o Brasileiro de Motocross
Depois de um longo período sem competições de offroad, Sorocaba volta a receber o Campeonato Brasileiro de Motocross, o maior da modalidade MX na América Latina. No próximo fim de semana, entre os dias 8 e 10 de abril, 13 categorias vão disputar a abertura da competição internacional em pista construída na área externa do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). São esperados mais de 700 atletas do Brasil e do exterior.
Os saltos, tortos e encaixes dos pilotos vão voltar a acontecer em Sorocaba depois de quase 40 anos. Isto porque a última vez que a cidade sediou uma etapa do Brasileiro de MX foi nos anos 80. Homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), a competição reúne as categorias MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, MX2JR, MXJR, MXF, Nacional, 150 2t, 300 2t, 50cc e 65cc. “Vamos receber pilotos de todo o mundo, principalmente da América Latina”, aponta Firmo Henrique Alves, presidente da CBM. Conforme ele, o campeonato acontece há mais de 50 anos, e após Sorocaba terá etapas em mais seis cidades este ano.
As inscrições de atletas devem ser feitas exclusivamente pelo site https://eventos.sportbay.com.br/eventos/brmx, até às 18h desta quarta-feira (6). Após essa data, na secretaria da prova, no local do evento, de 7h30 às 18h de sexta-feira (8).
“Ficamos felizes em saber que Sorocaba receberia um evento do porte do Campeonato Brasileiro de Motocross”, comemora o motociclista e empresário João Batista Cardeli, que realiza o Campeonato Paulista de Motocross e vai participar da disputa brasileira na categoria de veteranos.
A programação começa na sexta-feira (8), a partir das 13h30, quando será realizado o treino livre. No sábado (9), a partir das 8h, haverá treinos livres e cronometrados. Na parte da tarde, às 15h, terão início as provas oficiais. Nos dois dias, a entrada é gratuita. Já no domingo (10), é necessário a apresentação de ingresso. O público poderá acompanhar a programação a partir das 8h, durante o aquecimento. Na sequência, a partir das 10h40, começam as provas oficiais do campeonato.
Público
A estrutura montada para receber o público conta com áreas VIP, praça de alimentação e arquibancadas. “Montamos uma grande estrutura para receber as pessoas. Esperamos um grande público, de aproximadamente 20 mil pessoas. Acredito que essa será a competição com o maior número de participantes pós-pandemia”, destaca o presidente da CBM.
Os ingressos já estão à venda, a partir de R$ 30, no site www.ticket360.com.br. Em Sorocaba, também há dois pontos de venda físicos: a Loja Ophicina (Shopping Iguatemi Esplanada e Pátio Cianê Shopping) e o Box R Veículos Elétricos (rua Comendador Oetterer, nº 211, Vila Santa Rita). O PTS está localizado na Avenida Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília. A competição também terá transmissão ao vivo pelo canal Sportbay TV, no YouTube.
PTS também sedia o Campeonato Estadual
Durante a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, também haverá uma etapa do Campeonato Estadual de Motocross em Sorocaba. De acordo com o presidente da Federação Paulista de Motociclismo, Marcos Rogério Moreira, responsável pela realização da competição estadual, a programação segue o cronograma do Brasileiro, na pista do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
“A única coisa que muda é a inscrição da prova, a premiação e o pódio, que são separados”, detalha, ao dizer que os pilotos competirão na mesma prova e terão o mesmo grid de largada, treinos livres e cronometrados. (Jéssica Nascimento)