Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol de mesa

Cidade tem 1º time federado de botão

As vagas são limitadas e, até o fechamento desta edição, o torneio já tinha mais de 20 inscritos

02 de Março de 2022 às 02:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
Botonistas da Liga Academia treinam toda semana
Botonistas da Liga Academia treinam toda semana (Crédito: MARCEL SCINOCCA (24/2/2022))

Sorocaba tem um time federado de futebol de botão. É a Liga Academia, que representará o Esporte Clube São Bento nas competições da modalidade, e que realizará neste sábado (5), das 9h às 16h30, o 1º Torneio Aberto Tampa. Jorge Farah Neto, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, é esperado para a competição.

As vagas são limitadas e, até o fechamento desta edição, o torneio já tinha mais de 20 inscritos. É preciso pagar a taxa de associação à Liga, de R$ 70, e a taxa de inscrição, que é de R$ 25. Serão premiados os vencedores das categorias ouro, prata e bronze. O evento ocorre na Arena São Bento, à rua Atanásio Soares, nº 1183, na Vila Fiori.

Alexandre Doná Padilha, o Casão Padilha, que já participou de mais de 20 competições com ligas amadoras, é um dos idealizadores do campeonato e da própria Liga Academia. Com cerca de um ano de atividades, trata-se do primeiro time federado da história de Sorocaba e também do São Bento. Como não poderia ser diferente, a equipe é formada basicamente por fanáticos pelo Azulão. Inclusive, conforme Casão, os treinos ocorrem pelo menos uma vez por semana -- em datas diferentes às dos jogos do Bentão.

Na Arena São Bento, local dos treinamentos, a intenção é descobrir talentos. “A ideia é incentivar o esporte e a participação dos iniciantes. Aqui será um grande celeiro. Temos o intuito de ensinar”, comenta. E falando em iniciantes, na noite da última quinta-feira (24), dedicados e comprometidos com a modalidade, o narrador Nilson Duarte e o apresentador Caio César, da rádio Cruzeiro FM 92,3, estavam participando dos treinos. Em mesas diferentes, mas com o mesmo espírito competidor e de curiosidade, a dupla dava os primeiros toques no esporte. Duarte, um pouco mais ousado, até enfrentou Casão em algumas partidas.

Além do São Bento, a Liga Academia tem apoio da Amaré, Hifa Digital, Unniroyal e Baterias KMF.


Federação de Vôlei tira Mundial da Rússia

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou ontem (1º) que não realizará mais na Rússia o Campeonato Mundial masculino da modalidade, programado para os meses de agosto e setembro de 2022, por causa da invasão russa à Ucrânia. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da entidade.
“A FIVB buscará uma nação anfitriã alternativa para garantir que a Família Global do Voleibol, incluindo as Federações Nacionais, atletas, dirigentes e torcedores se sintam seguros e orgulhosos de participar de um festival alegre e pacífico do esporte”, diz o comunicado emitido pela entidade.

Horas depois a FIVB anunciou também que “todas as seleções, clubes, oficiais e atletas de vôlei de praia e vôlei de neve” da Rússia ficam inelegíveis para participarem das competições internacionais e continentais.
Fifa e Uefa já haviam suspendido a seleção russa e todos os clubes de futebol do país. Já o conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que as federações esportivas internacionais proíbam atletas e autoridades russas e bielorrussas em seus eventos. (Da Redação, com Agência Brasil)