Recopa
Palmeiras e Athletico-PR iniciam disputa da Recopa Sul-Americana

Acostumado a decisões, o Palmeiras dá início hoje (23) à disputa de sua oitava final em pouco menos de 16 meses, período em que é comandado por Abel Ferreira. O Verdão enfrenta o Athletico-PR às 21h30, na Arena da Baixada, com a ideia de superar a perda do Mundial de Clubes há 11 dias com a taça do torneio que reúne o campeão da Libertadores e da Sul-Americana. Além de uma premiação importante: a Conmebol paga ao vencedor U$S 1,6 milhão -- R$ 8,23 milhões. O segundo duelo, que definirá o campeão, será daqui a uma semana, dia 2 de março, no Allianz Parque.
Os dois buscam o primeiro título do torneio. O Palmeiras foi derrotado há um ano pelo Defensa y Justicia, da Argentina, nos pênaltis, e levou o vice. O Athletico-PR disputou a competição em 2019, quando foi superado pelo River Plate. Não há vantagem pelo gol marcado fora de casa na Recopa. Em caso de empate no placar agregado, haverá prorrogação e penalidades, caso a igualdade persista.
Campeão da Copa do Brasil de 2020 e das últimas duas edições da Libertadores, o Palmeiras está atrás de sua quarta conquista sob o comando de Abel Ferreira. Em fase esplêndida, Raphael Veiga segue como protagonista do Palmeiras e vai reencontrar o Athletico-PR, time que lhe ajudou a desenvolver seu futebol quando ainda vivia um período de oscilação. O atleta atuou no Furacão em 2018, emprestado pelo alviverde.
“A gente que joga no Palmeiras está acostumado a decisões. Levamos o clube para um patamar ainda mais alto. Vamos em busca de um título. É contra uma grande equipe, já tive o prazer de jogar lá, sei que vai ser um jogo difícil”, disse Veiga. Weverton e Rony são os outros palmeirenses que já defenderam o Athletico-PR, e com sucesso. Gustavo Gómez, com Covid-19, Luan e Gustavo Scarpa, lesionados, desfalcam o time.
O Athletico-PR também colhe frutos de uma boa gestão e acostumou-se a ser protagonista, brigando por troféus com frequência. O atacante Vitor Bueno, suspenso por dois jogos por ter sido expulso justamente contra o Palmeiras, na Libertadores de 2021, quando ainda defendia o São Paulo, não joga. Matheus Fernandes, meia que veio do rival alviverde, está liberado.
O jogo terá transmissão exclusivamente pela Conmebol TV. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
ATHLETICO-PR x PALMEIRAS
Athletico-PR - Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinicius; Erick, Matheus Fernandes e Léo Cittadini; David Terans (Davi Araújo), Reinaldo (Carlos Eduardo) e Pablo. Técnico: Alberto Valentim.
Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Atuesta; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Árbitro - Facundo Tello (Argentina)
Horário - 21h30
Local - Arena da Baixada, em Curitiba (PR)