Cruzeirão tem novidades
Arrecadação de alimentos e homenagens às mulheres estão programadas

Parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), participação de mulheres e jogo com personalidades são as novidades do 63º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2022. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de fevereiro. A data de início, prevista para a segunda quinzena de março, será definida após o encerramento das inscrições. São esperadas 250 equipes na competição, que tem apoio do jornal Cruzeiro do Sul.
O secretário de Esportes e Qualidade de Vida, Pedro Souza, e a presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, que também é a primeira-dama de Sorocaba, estiveram ontem (15) na sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) para adiantar as novidades. Para representar o início do campeonato, haverá o Pontapé Solidário, uma disputa interna entre as equipes. Na iniciativa, todos os times serão convidados a doar alimentos não perecíveis. O clube que mais contribuir vence. Além disso, também serão coletados donativos nas partidas de abertura e encerramento.
As arrecadações serão destinadas às famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), por meio da campanha A Fome não é Fake! “A nossa meta é arrecadar, no mínimo, duas toneladas de alimentos”, informou Sirlange.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Cruzeirão terá em quadra duas equipes femininas, compostas por atletas sorocabanas de diversas modalidades. Sirlange diz que a inclusão de mulheres busca destacar, reforçar e valorizar a importância do protagonismo feminino em qualquer lugar. “É importante mostrar que a mulher pode estar em todos os ambientes, que ela tem voz e vez em todas as áreas”, comenta. Outra intenção é incentivar a participação de mais famílias.
Além da presença feminina, haverá um time de personalidades, composto por representantes de vários esportes. Pedrinho não revelou os participantes, mas disse que serão escolhidos “nomes de destaque”.
Competição democrática
O titular da Sequav considera o Cruzeirão uma competição democrática, pois recebe atletas e clubes profissionais e amadores. “O Cruzeirão não limita quem pode participar. (Tanto) o craque, como aquele que tem menos habilidade tem oportunidade. Pode participar do time de bairro ao time profissional”, pontua. Para ele, o torneio de futsal não é só uma disputa, e sim uma maneira de incentivar a população a praticar esportes e se exercitar mais. Por isso, a competição pode, inclusive, contribuir para combater problemas como o sedentarismo. “Temos de utilizar o esporte para fazer com que a população se torne mais ativa. (Neste sentido) o Cruzeirão, além de um grande evento, é uma oportunidade de fomentar a prática esportiva”, reforça.
O Cruzeirão foi suspenso por dois anos consecutivos, devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, não ocorreu, e em 2020 foi interrompido no meio. De acordo com Pedro Souza, a retomada seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid. Nos locais de jogos, o público será limitado a 70% da capacidade e haverá álcool em gel para higienização das mãos. Além disso, o uso de máscara será obrigatório.
As equipes vencedoras e vice-campeãs de cada categoria e classe receberão troféus e medalhas. O artilheiro, o goleiro menos vazado e a equipe mais disciplinada de cada categoria também serão premiadas.
A ficha de inscrição deverá ser enviada para o e-mail cruzeirao2022 @sorocaba.sp.gov.br até dia 24 de fevereiro. Mais informações estão disponíveis no site cruzeirao. jornalcruzeiro.com.br. (Vinicius Camargo)