pugilismo
Abner Teixeira garante o ouro em torneio de boxe na Hungria
As lutas aconteceram entre os dias 7 e 13 de fevereiro em Debrecen, na Hungria

O pugilista sorocabano de coração, Abner Teixeira, volta para o Brasil com a medalha de ouro no 66º Bocskai Memorial Tournament, apresentado pela Associação Internacional de Boxe (IBA, sigla em inglês). As lutas aconteceram entre os dias 7 e 13 de fevereiro em Debrecen, na Hungria. O atleta fez rápida passagem por Sorocaba na segunda-feira (14) e conversou com o jornal Cruzeiro do Sul sobre a recente premiação representando o País.
Conforme Abner, essa primeira competição do ano já trouxe novas experiências em sua carreira. “Países bem fortes da Europa participam desse torneio. Nos jogos olímpicos eu participei na categoria Pesado, de até 92 kg. Agora eu estou em uma categoria de mais de 92 kg, que é Super Pesado, sem limite de peso. Então foi uma experiência nova estar lutando contra homens maiores e mais fortes”, contou o sorocabano.
O atleta de boxe participou de três lutas contra adversários da República Tcheca, Hungria e, na final, disputou contra um adversário da Áustria. O brasileiro ganhou todas pela pontuação. Ele contou à reportagem que se sente satisfeito com o resultado. “Eu voltei de férias agora, e estar voltando com esses resultados é um sinal muito bom. Estou ansioso para as próximas competições”, disse.
De acordo com o pugilista, ele já voltou ao ritmo dos treinos e viaja novamente no dia 24 de fevereiro para o treinamento entre Brasil, Argentina e Uzbequistão. A base preparatória para o Campeonato Continental que vai ocorrer em março, será realizada na em Buenos Aires, na Argentina. “Não teve tempo pra descansar, não”, brincou Abner.
Abner Teixeira nasceu em Osasco, mas se considera sorocabano após ter se mudado para a cidade e conhecido o boxe no projeto social “Boxe - Uma Luz Para o Futuro”. Hoje, aos 25 anos, ele está próximo de fazer (ainda mais) história pela cidade e pelo Brasil.
Nove pódios brasileiros
Não foi só o "sorocabano" que esteve no pódio representando o Brasil. Entre todas as 23 categorias, femininas e masculinas, 9 campeões são brasileiros. O País ainda foi considerado o melhor time feminino em Debrecen, com quatro medalhas de ouro, enquanto os boxeadores masculinos conquistaram cinco medalhas de ouro.
Entre as brasileiras campeãs do torneio de boxe, está Jucielen Romeu, na categoria 57kg; Beatriz Ferreira, 63kg; Beatriz Soares, 66kg; e Barbara Santos, 70kg. Já entre os homens está Ronald Andrade Ribeiro, na categoria de 54kg; Wanderley Pereira, 75 kg; Isaias Ribeiro Filho, 80kg; Keno Machado, 86kg; e Abner Teixeira Junior, +92kg.
A campeã mundial brasileira Beatriz Ferreira fazia parte dos maiores nomes do torneio, conforme o site da IBA. O brasileiro Keno Machado também foi um dos destaques. Ele conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Boxe Masculino de 2021 em Belgrado.
Ver essa foto no Instagram
Participaram da edição, atletas da Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Brasil, Croácia, República Tcheca, Inglaterra, Hungria, Montenegro, Moçambique, Polônia, Sérvia, Eslováquia, Turquia, Ucrânia e País de Gales.
O evento foi lançado em 1956 e é considerado um dos mais antigos torneios europeus de boxe de elite. Dezenas de Campeões Mundiais, Campeões Europeus, Campeões Asiáticos e Campeões Mundiais Juvenis competiram no Bocskai Memorial Tournament nos anos anteriores, incluindo estrelas como o húngaro Istvan Kovacs, Zou Shiming da China, o italiano Roberto Cammarelle, Julio Cesar La Cruz e Lazaro Alvarez de Cuba, Luke Campbell da Inglaterra e muitos outros boxeadores.