Contagem regressiva
Stock Car abre o ano amanhã com a Corrida de Duplas em Interlagos

Com o retorno da Corrida de Duplas depois de quatro anos, a temporada da Stock Car 2022 terá início amanhã (13), em Interlagos. A etapa de abertura terá competidores de idades variando entre 18 e 50 anos e com passagens por categorias como Fórmula 1, Indy, Mundial de Endurance, Fórmula E, Nascar, Fórmula 2 e Fórmula 3. Por causa da Covid-19, o público não estará presente no autódromo. Os carros foram ontem (11) para a pista pela primeira vez, no shakedown e em dois treinos livres -- estes destinados aos pilotos convidados, que retornam aos carros hoje (12) pela manhã, no terceiro treino livre. Os titulares reassumem suas máquinas apenas no quarto e último treino livre antes da classificação, que será às 13h45.
A Corrida de Duplas contará com a participação de 31 parcerias. Três delas envolvem pilotos da região. Depois de sete anos, o sorocabano Fábio Fogaça volta à categoria como convidado, ao lado de Gustavo Frigotto na equipe RKL. Seu conterrâneo Átila Abreu terá Renan Guerra como parceiro na Shell V-Power. Ele foi o segundo mais rápido no treino da manhã, atrás do outro piloto da equipe, Galid Osman. Em sua melhor volta, Galid registrou 1min40seg894, e Átila cravou 1min41seg089.
Sergio Jimenez, de Piedade, faz dupla com Zezinho Muggiati, da Stock Series, pela Scuderia CJ. O outro piloto será Beto Monteiro. “Hoje (ontem) o treino foi assim: cheio de adrenalina e, sem sombra de dúvidas, um recomeço incrível. Começamos com um 6º lugar (muito promissor) e amanhã (hoje) tem a classificação”, escreveu Jimenez, animado, nas redes sociais.
Pilotos
O atual campeão, Gabriel Casagrande, iniciará a temporada correndo com Gabriel Robe, que ficou com o título da Stock em 2017. Já o pentacampeão Cacá Bueno terá como companheiro para a prova Felipe Fraga, que com o título conquistado em 2016 é o mais jovem campeão da história da categoria.
Símbolos do automobilismo brasileiro por suas carreiras na Fórmula 1, Rubens Barrichello e Felipe Massa também estarão na pista. Rubinho dividirá o carro com seu filho, Dudu Barrichello, e Massa convocou Timo Glock, piloto com quase dez anos de carreira na maior categoria do automobilismo mundial, para ser seu companheiro. Além dos dois, Tony Kanaan estará competindo com Pietro Fittipaldi; e Nelson Piquet e Pedro Piquet representarão o sobrenome da família nas curvas de Interlagos.
Em 2022, a Stock Car contará com 17 equipes no grid e terá 33 pilotos na temporada. A largada da primeira das duas provas da Corrida de Duplas está marcada para 13h55, com duração de 30 minutos mais 1 volta. Com cinco minutos para troca dos pilotos, a segunda prova começa às 14h50, com a mesma duração.
Público ainda dependerá da pandemia
Assim como ocorreu em 2021, a temporada 2022 da Stock Car será composta de 12 etapas entre os meses de fevereiro e novembro. Neste ano, a maior categoria do automobilismo brasileiro irá passar por seis cidades, de quatro Estados e mais o Distrito Federal.
Os pilotos terão duas corridas em cada uma das etapas e somarão pontos para definir o título individual e por equipes. Uma diferença do regulamento de 2022 para os outros anos é que, a partir desta temporada, todos os pilotos que quiserem entrar na Stock Car vão precisar ter passado pela Stock Series, a divisão de acesso da categoria.
A presença do público, que não acontecerá na etapa de abertura em Interlagos, será definida de acordo com a situação da pandemia em cada uma das cidades que receberão as corridas. “Desde o início da pandemia, a Stock tem sido exemplar em termos de adoção de protocolos de segurança sanitária. Por isso, achamos que o correto é abrir mão das arquibancadas. Neste momento, precisamos fazer escolhas e a saúde é o maior bem de todos”, comunicou Fernando Julianelli, diretor-executivo da categoria. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
CALENDÁRIO DE PROVAS
Data - Local
13/2 - Interlagos (Corrida de Duplas)
20/3 -Goiânia
10/4 -Rio de Janeiro
15/5 -Mogi Guaçu
2 e 3/7 - Brasília
31/7 - Interlagos
4/9 - Rio Grande do Sul
25/9 - Mogi Guaçu
22 e 23/10 - Goiânia
20/11 - Brasília
Galeria
Confira a galeria de fotos