Buscar no Cruzeiro

Buscar

Juiz ficou maluco

Brasil x Equador tem VAR, expulsões e pênaltis anulados

A partida, na altitude de Quito, foi válida pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas

28 de Janeiro de 2022 às 00:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Wilmar Roldan deu trabalho ao árbitro de vídeo, que corrigiu pênaltis indevidos e as expulsões de Alisson
Wilmar Roldan deu trabalho ao árbitro de vídeo, que corrigiu pênaltis indevidos e as expulsões de Alisson (Crédito: RODRIGO BUENDIA / POOL / AFP (27/1/2022))


A seleção brasileira empatou ontem (27) por 1 a 1 com o Equador em um jogo maluco, ruim tecnicamente, no qual a arbitragem absolutamente confusa do colombiano Wilmar Roldan aplicou corretamente dois cartões vermelhos, mas exigiu quatro intervenções do VAR para reverter dois pênaltis e duas expulsões -- estas, inclusive, do mesmo jogador, o goleiro brasileiro Alisson. Casemiro marcou na etapa inicial e Félix Torres deixou tudo igual no segundo tempo. A partida, na altitude de Quito, foi válida pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

A seleção brasileira começou bem ao abrir o placar com Casemiro. Aos cinco minutos, Coutinho cruzou da esquerda, Matheus Cunha tentou o cabeceio e a bola sobrou para o volante empurrar para as redes. O cenário parecia perfeito assim que o goleiro Domínguez saiu mal do gol, acertou a cabeça de Matheus Cunha e foi expulso. Mas a sorte virou rápido: Emerson Royal atingiu Estrada em dividida e recebeu o segundo amarelo.

O lateral do Tottenham, que tenta se firmar na seleção, jogou fora uma chance de ouro e prejudicou Philippe Coutinho, sacrificado para a entrada de Daniel Alves. Sem o meio-campista do Aston Villa, a equipe ficou espaçada, dividida entre ataque e defesa. Poderia piorar, já que Alisson também havia levado o vermelho após acertar sem querer o rosto de Enner Valência. O árbitro reviu o lance no monitor e optou pelo amarelo ao goleiro brasileiro.

O panorama da segunda etapa foi semelhante ao da primeira. O jogo continuou confuso. Não foi uma apresentação tecnicamente interessante, mas também não foi um duelo moroso. As seleções foram intensas e o Equador, sobretudo, não parou, à sua maneira, de buscar o gol. Conseguiu um pênalti com Estupiñán, mas o árbitro viu no monitor que o equatoriano se atirou e retirou a penalidade. O gol dos anfitriões, no entanto, saiu. Foi marcado de cabeça e fruto da insistência, mas também da sonolência do Brasil. Félix Torres subiu mais alto que Casemiro e mandou para as redes aos 29 minutos.

Nos acréscimos, mais um pênalti que Roldan marcou e teve de voltar atrás após assistir ao lance na cabine. Alisson, mais uma vez, chegou a receber o vermelho. E de novo permaneceu em campo assim que o juiz mudou sua decisão.

Líder isolado das Eliminatórias com 36 pontos e garantido desde o ano passado na Copa do Catar, o Brasil tem como próximo compromisso o duelo com o Paraguai, terça-feira, às 21h30, no Mineirão. No mesmo dia, o Equador duela com o Peru, em Lima. Os equatorianos somam 24 pontos, no terceiro lugar, e estão perto de garantir um lugar no Mundial, muito vaiado pelos torcedores depois do apito final. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

EQUADOR 1 x 1 BRASIL

Equador - Alexander Domínguez; Ángelo Preciado (Romario Caicedo), Félix Torres, Piero Hincapié, Pervis Estupiñán; Carlos Gruezo (Ayrton Preciado), Alan Franco (Galíndez), Moisés Caicedo (Jhegson Méndez); Plata, Enner Valencia e Michael Estrada (Carcelén). Técnico: Gustavo Alfaro
Brasil - Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred, Philippe Coutinho (Daniel Alves); Raphinha (Antony), Matheus Cunha (Gabriel) e Vinicius Junior (Gabriel Jesus). Técnico: Tite
Gols - Casemiro, aos 5 minutos do primeiro tempo; Félix Torres, aos 29’ do 2ºT
Árbitro - Wilmar Roldan (Colômbia)
Cartões amarelos - Alisson, Militão, Raphinha, Enner Valencia, Moisés Caicedo
Cartões vermelhos - Domínguez, Emerson Royal
Público e renda - Não divulgados
Local - Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito