Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete

Segundo jogador com mais títulos da NBA, Sam Jones morre aos 88 anos

Sam Jones, que já estava internado, morreu na quinta-feira (30) nos Estados Unidos

31 de Dezembro de 2021 às 16:49
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Em homenagem ao ex-jogador, um minuto de silêncio foi mantido nesta sexta-feira antes de um jogo entre o Boston Celtics e o Phoenix Suns no TD Garden
Em homenagem ao ex-jogador, um minuto de silêncio foi mantido nesta sexta-feira antes de um jogo entre o Boston Celtics e o Phoenix Suns no TD Garden (Crédito: MADDIE MALHOTRA / GETTY IMAGES VIA AFP)

O ex-jogador de basquete Sam Jones, segundo com maior número de títulos da NBA, morreu na quinta-feira aos 88 anos. O anúncio de sua morte foi feito em um comunicado oficial nesta sexta (31) pelo Boston Celtics, franquia na qual o ex-atleta atuou na liga profissional dos Estados Unidos por 12 temporadas - entre 1957 e 1969.

Sam Jones, que já estava internado, venceu 10 títulos pelos Celtics, apenas um a menos que o recordista Bill Russell, com quem foi companheiro de equipe no time de Boston. Está na lista dos 50 maiores jogadores da história da NBA e teve o número 24 retirado para sempre pela equipe de Massachusetts.

Nascido na Carolina do Norte, Sam Jones jogou na Universidade North Carolina Central, antes de ser selecionado pelos Celtics no oitavo lugar do Draft de 1957. Em 12 temporadas pela franquia de Boston, terminou a carreira com uma média de 17,5 pontos e foi escolhido cinco vezes para o All-Star Game (jogo das Estrelas).

Depois de se aposentar, Sam Jones foi treinador na NBA. Dirigiu o Washington Bullets (atual Washington Wizards) e o Seattle Supersonics (atual Oklahoma City Thunder), além de ficar seis anos no comando dos Celtics. Em 1984, entrou para o Hall da Fame do basquete. (Estadão Conteúdo)