Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dança das cadeiras

Saída de Cuca do Atlético-MG mexe com o mercado dos técnicos

29 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Técnico do Galo deixou cargo por questões particulares.
Técnico do Galo deixou cargo por questões particulares. (Crédito: YURI EDMUNDO / POOL / AFP (18/8/2021))

Campeão brasileiro, estadual e da Copa do Brasil em 2021, Cuca não vai comandar o Atlético-MG na próxima temporada. O treinador se reuniu com a diretoria atleticana na noite de anteontem (27) e anunciou que está deixando o clube. Ele alegou problemas de ordem familiar para se despedir da equipe mineira.

Em nota, o clube lamentou a perda do treinador, que tinha contrato até dezembro de 2022, e agradeceu pelo empenho e conquistas obtidas no comando da equipe. “O Galo contava com o treinador no seu planejamento para o próximo ano e lamenta a decisão, embora compreenda os motivos alegados. Em nome de toda a diretoria, funcionários e atletas, o clube agradece pelos serviços prestados e conquistas alcançadas, desejando-lhe sucesso no desenlace de suas questões particulares”, disse o clube.

O Atlético afirmou que a decisão partiu do treinador, por “questões particulares”. “Cuca alegou motivos pessoais, de ordem familiar, e disse que sua decisão era irretratável, apesar das seguidas tentativas dos dirigentes em demovê-lo e buscar um caminho no qual fosse possível conciliar as questões particulares com o trabalho.”

A saída foi comunicada pelo treinador aos principais dirigentes do clube mineiro em reunião virtual na noite de segunda-feira. De acordo com o Atlético, Cuca prometeu que não iria comandar nenhum outro clube ao longo da temporada 2021 “para se dedicar unicamente às questões familiares”.

No começo do ano, em fevereiro, o treinador usou o mesmo argumento, de problemas familiares, para não renovar com o Santos. Ele deixou o cargo de treinador do time da Vila Belmiro em um momento em que a mulher e as filhas estavam internadas com Covid-19. Na saída, o técnico, que levou a equipe ao vice-campeonato da Libertadores, foi homenageado pelo clube.

Um mês depois, Cuca assumiu o comando do Atlético-MG, em substituição ao argentino Jorge Sampaoli. Na segunda passagem pelo time, faturou a chamada tríplice coroa, ou triplete alvinegro, por conta das conquistas do Campeonato Mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil. Ele ainda liderou o time à semifinal da Copa Libertadores.

No total, foram 71 jogos nesta passagem pela equipe, somando 48 vitórias, 14 empates e nove derrotas. Trata-se de um aproveitamento de 74,1% dos pontos conquistados. A primeira passagem de Cuca pelo clube aconteceu entre 2012 e 2013. Somando os dois períodos, Cuca acumula 224 jogos, com 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas, e um aproveitamento de 64,2%.

Na primeira passagem, o treinador comandou a equipe nas conquistas do bicampeonato mineiro, em 2012 e 2013, e da Copa Libertadores. O título continental em 2013 levou a equipe ao Mundial de Clubes, no qual o Atlético ficou em terceiro lugar. Na sequência, o treinador se transferiu para o Shandong Luneng, da China.

Mesmo com o sucessor de Cuca ainda não definido, a reapresentação do time está marcada para o dia 17 de janeiro, enquanto a estreia do Atlético no Campeonato Mineiro de 2022 acontecerá no dia 26 do mesmo mês. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)