Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contagem regressiva

São Bento prepara seus garotos para a Copa São Paulo de Futebol Jr.

24 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Elenco do Bentinho treinou ontem, foi dispensado para o Natal e volta a campo segunda-feira.
Elenco do Bentinho treinou ontem, foi dispensado para o Natal e volta a campo segunda-feira. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (23/12/2021))

O elenco sub-20 do São Bento está na reta final de preparação para a estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que volta a ser disputada em janeiro de 2022 após hiato de um ano em razão da pandemia de Covid-19. Ontem (23) os garotos, comandados pelo técnico Kike Andrade, realizaram mais um treino no Complexo Humberto Reale e foram dispensados para a comemoração do Natal, mas retornam ao batente já na segunda-feira (27).

O Bentinho está no Grupo 22. A estreia será dia 5, uma quarta-feira, contra o EC São Bernardo, no Estádio Municipal Gíglio Portugal Pichinin (“Baetão”), em São Bernardo do Campo. Depois, encara o Londrina (PR), no sábado (8), às 19h15; e o Aster Brasil (ES), na terça (11), às 17h. Para Kike, todos os oponentes são fortes. “O Londrina tem muita estrutura e capacidade de investimento, e foi buscar atletas pelo País para se reforçar. O Aster é um clube de empresários, campeão no Espírito Santo. E o São Bernardo é muito forte fisicamente”, diferencia.

O páreo será duro, mas o técnico mantém a meta de conquistar a classificação para a segunda fase. Focados nisso, os garotos vêm treinando há cerca de 40 dias. “É um elenco novo, com alguns garotos de 2004 (17 anos), que além da busca da vaga devem ganhar ‘rodagem’ para o Paulista Sub-20. Corremos por fora (quanto aos favoritos), mas estamos trabalhando bastante”, resumiu o treinador.

Outros representantes da região são o Ituano, no Grupo 16, sediado em Suzano, e o Desportivo Brasil, anfitrião do Grupo 17 em Porto Feliz. A primeira fase será formada por 32 grupos com quatro times cada, que se enfrentam dentro das chaves em turno único, avançando ao mata-mata os dois primeiros colocados.

Novos talentos

Além de buscar a classificação à próxima fase da Copa São Paulo, a comissão técnica da base do São Bento desempenha outra missão importante e que se estende por toda a temporada: revelar talentos para o futebol profissional, seja do próprio Azulão ou das demais equipes do País. Foi o caminho trilhado, há alguns anos, pelo atacante Isaque, multicampeão pelo Grêmio; e o zagueiro Mateus Brunetti, que fez as malas para a Eslováquia.

As “crias” mais recentes da base do São Bento são o atacante Cristiano, que está no Sport Recife; o volante Daniel Henrique, no Atlético-GO; e o volante Matheus, que retorna de empréstimo do América-MG e, se tiver condições físicas, pode jogar a Copinha. Lucas Lima, volante, e Kayan, atacante, já “subiram” para o time adulto que está em pré-temporada para o Paulista Série A2.

A Copinha é o cartão de visitas de uma nova safra de garotos que vem aí, dos quais os atacantes Negueba e Juan, o meia Matheus e o zagueiro João Vitor são os maiores destaques. Na meta, Nathan tem a missão de dar sequência à escola de bons e jovens goleiros do Bentinho -- Welisson e Bruno estão treinando com o time profissional.

“Se dermos sequência, acredito que podemos ter, em pouco tempo, quatro a cinco jogadores no elenco profissional e um banco de reservas forrado de atletas verdadeiramente são-bentistas. Um time guerreiro e que dê retorno financeiro ao clube”, sonha Kike. (Eric Mantuan)