Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa do Mundo

Covid preocupa o Oriente Médio

24 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Al Janoub um dos estádios para a copa do mundo no Catar.
Al Janoub um dos estádios para a copa do mundo no Catar. (Crédito: Divulgação / Catar)

O Catar, primeiro país do Oriente Médio a organizar uma Copa do Mundo também se preocupa com o avanço da Ômicron. Embora o Mundial esteja marcado para daqui a 11 meses, em novembro, o vírus e suas cepas continuam a ser o maior motivo de inquietação dos organizadores, tranquilos quanto à estrutura do evento, uma vez que sete dos oito estádios estão prontos e as obras de urbanização e melhorias no tráfego ocorrem conforme o planejado.

A Copa Árabe, principal evento-teste para a Copa do Mundo de 2022 e vencida pela Argélia, foi disputada com restrições. A maioria dos jogos foi realizado com os estádios tendo 50% ou 75% da capacidade liberada. O protocolo sanitário determinou que só torcedores vacinados puderam entrar nas arenas, sendo uma das vacinas aprovada pelo ministério da saúde do país. O uso de máscara também foi obrigatório.

Fatma Al-Nuaimi, diretora de comunicação do Comitê Supremo do Catar para Entrega e Legado -- nome oficial do grupo organizador do torneio --, reconheceu que a incerteza causada pelo surgimento de novas variantes e restrições de viagem “são o maior desafio que enfrentamos para planejar o Mundial”. O país do Golfo Pérsico espera receber 1,2 milhão de visitantes durante a Copa, que será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)