Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete

LSB e Tatuí são confirmados no Brasileiro da CBB

19 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sorocabanos voltam ao torneio que dá vaga no NBB.
Sorocabanos voltam ao torneio que dá vaga no NBB. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (15/3/2019))

A exemplo da Divisão Especial A1 do Campeonato Paulista de Basquete, o Campeonato Brasileiro de 2022, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), também contará com dois times da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): a Liga Sorocabana de Basquete/LSB e o Clube de Campo Tatuí. A competição, que equivale à segunda divisão do basquete nacional, dá vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), a elite da modalidade no Brasil.

Após uma série de reuniões entre a CBB e as equipes, com envio de documentos e comprovação financeira por parte dos clubes, o Brasileirão 2022 Masculino foi anunciado ontem (18), com 14 equipes. Assim como na última edição, as equipes serão divididas em duas conferências. LSB e Tatuí estão na primeira conferência, com sede em Santa Catarina, e vão ter Brusque (SC), Blumenau (SC), Araraquara (SP), ADRM/Maringá (PR) e Coritiba Monster (PR) como adversários.

Já a segunda conferência terá Basket Osasco (SP), São José Desportivo (SP), Fupes/Santos (SP), Botafogo (RJ), Vila Nova (GO) e Praia Clube (MG). As sedes serão Osasco e São José dos Campos.

Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, em turno e returno, avançando depois para o mata-mata de quartas de final e finalmente ao Final Four, quando as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final em jogo único para definir o campeão do Brasileirão 2022.

A sede do Final Four será definida posteriormente, através de critérios estabelecidos pela CBB e direção do Brasileirão, devendo contar com um evento que reúna entretenimento, música e premiação, a exemplo do que ocorre com outros campeonatos de diferentes modalidades pelo mundo. A divulgação da tabela oficial será via site da CBB, em breve.

A CBB informou também que o Brasileirão 2022 irá homenagear ídolos e figuras importantes do basquete brasileiro. Os nomes que batizarão as conferências, assim como o troféu de MVP, de melhor técnico e árbitros, serão anunciados em janeiro de 2022, após as festas de fim de ano, assim como detalhes da data de início da competição, do Final Four e informações sobre as transmissões das partidas. A competição manterá, ainda, o prêmio do Anel de Campeão, dado ao União Corinthians (RS) na primeira edição em 2021. (Da Redação)