Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

FIA afirma que vai analisar eventos da última corrida

16 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: GIUSEPPE CACACE / AFP (7/12/2021))

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fará um “exercício de análise detalhada e esclarecimento” dos polêmicos acontecimentos que levaram o holandês Max Verstappen (Red Bull) à vitória no campeonato em Abu Dabi, no último domingo (12). “Esta questão será discutida com todas as equipes e pilotos a fim de aprender com a situação e oferecer esclarecimentos aos participantes, à mídia e aos fãs sobre os regulamentos atuais”, disse a FIA em um comunicado emitido ontem (15). O objetivo é obter conclusões antes do início da temporada 2022, no Bahrein, em março.

A decisão foi tomada pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor (WMSC, na sigla em inglês) sob proposta do presidente cessante da FIA, o francês Jean Todt, cujo sucessor será escolhido amanhã (17). “As circunstâncias que envolveram o uso do ’safety car’ após o acidente do piloto Nicholas Latifi e as comunicações relacionadas entre a direção da corrida da FIA e as equipes geraram mal-entendidos e fortes reações das equipes, pilotos e fãs de Fórmula 1”, lembrou o WMSC.

Esta polêmica “atualmente mancha a imagem do campeonato e a celebração na devida forma do primeiro título mundial de pilotos conquistado por Max Verstappen (Red Bull) e do oitavo título mundial de construtores conquistado pela Mercedes”, diz a nota. (Da Redação, com AFP)