Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Risco de batida proposital preocupa a F1

12 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os rivais vêm se enroscando no decorrer de 2021: no GP da Itália, o halo salvou Hamilton.
Os rivais vêm se enroscando no decorrer de 2021: no GP da Itália, o halo salvou Hamilton. (Crédito: ANDREJ ISAKOVIC / AFP (12/9/2021))

A postura agressiva exibida por Max Verstappen ao longo da temporada e o empate com Lewis Hamilton na disputa pelo título do campeonato levantaram uma velha preocupação no mundo da Fórmula 1 nos últimos dias. Pilotos, ex-atletas e a equipe Mercedes temem que o holandês force uma batida com o rival inglês na última corrida do ano, em Abu Dabi, hoje. Se os dois não puderem completar a prova nos Emirados Árabes Unidos, Verstappen se sagrará campeão.

Os dois postulantes ao título chegam à 22ª etapa de 2021 com exatamente a mesma pontuação: 369,5. Mas o holandês leva vantagem no critério de desempate, que é o número de vitórias: 9 a 8. O temor em relação ao piloto da Red Bull se deve às suas performances mais agressivas na pista neste ano, em comparação ao atleta da Mercedes.

Os dois pilotos já se enroscaram algumas vezes, com estragos variados para ambos os lados. Em um dos casos, no GP da Itália, o carro do holandês foi parar em cima da Mercedes do inglês, que só não correu risco de morte porque foi protegido pelo halo, estrutura que fica logo acima da cabeça dos pilotos no cockpit. Na corrida da Inglaterra, Hamilton acertou Verstappen, que sofreu forte impacto (de 51G) e foi parar no hospital.

Em Interlagos, Verstappen protagonizou o momento mais polêmico da prova ao “espalhar” na pista e deixar o traçado para defender a liderança do GP. A manobra foi criticada e não gerou punições ao piloto da Red Bull. Na Arábia Saudita, no domingo passado, ambos atuaram de forma semelhante e causaram uma batida quando Verstappen desacelerou de forma brusca na pista e Hamilton o acertou. O piloto da Red Bull recebeu ordem da equipe para devolver a posição ao adversário, mas Hamilton diz não ter recebido informações da Mercedes e afirma não ter entendido o movimento do holandês. (Estadão Conteúdo)