Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Lewis sonha com virada e diz que 8º título seria "o mais importante"

03 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Inglês reduziu vantagem de Verstappen para oito pontos.
Inglês reduziu vantagem de Verstappen para oito pontos. (Crédito: HASSAN AMMAR / POOL / AFP (2/12/2021))

Max Verstappen pode ser campeão da temporada da Fórmula 1 neste fim de semana, na Arábia Saudita, com uma combinação de resultados pouco provável. Mas quem chega empolgado no circuito Jeddah Corniche é Lewis Hamilton. Após duas vitórias seguidas, no Brasil e no Catar, o inglês diminuiu a vantagem do holandês para somente oito pontos e está confiante na busca pelo oitavo título, para ele, “o mais importante da carreira.”

Restam duas corridas para a definição do título. Além da prova deste domingo, em Jeddah, na Arábia Saudita, ainda há o GP de Abu Dhabi, no dia 12 de dezembro. E o crescimento da Mercedes assustou a Red Bull, que era favorita no Brasil e viu Hamilton “renascer”.

“Tem sido a batalha mais difícil que o esporte já viu por muito, muito tempo, e a mais desafiadora, então acho que coletivamente seria (sua conquista mais importante)”, afirmou o inglês nesta quinta-feira. Depois, cravou. “Seria, com certeza, pois ninguém fez antes”, disse o heptacampeão mundial, que soma o mesmo número de conquistas de Michael Schumacher.

“Estou mais relaxado do que nunca. Não é a primeira vez, lembro-me de como foi meu primeiro campeonato e até mesmo o segundo e o terceiro, as noites sem dormir e todo esse tipo de coisa... Agora, estou muito mais seguro de mim mesmo e me apliquei como nunca antes”, garantiu o inglês.

“Há algumas coisas que são diferentes (na luta pelo título), em certo sentido porque temos duas equipes incrivelmente próximas. É diferente porque estamos lutando por um território inexplorado, ninguém jamais conquistou oito títulos, então isso é novidade.”

Contudo, ele não acha que as duas últimas corridas o levaram a um nível acima da concorrência. “Não acredito que passei para outro nível, acredito que estou apenas em um bom nível no geral”, observou. “Talvez tenha encontrado algo diferente no Brasil. Já estive antes em minha carreira nessas posições, muitas e muitas vezes. Mas gosto de pensar que estou bem o ano todo, constantemente aprendendo sobre o entorno, o carro, como trabalhar com a equipe, como tirar mais proveito de cada membro da equipe...”

Por fim, Hamilton revelou a ansiedade por logo conhecer o circuito de Jeddah Corniche, estreante na modalidade. Os treinos livres começam hoje (3). “Estou animado para entrar no carro e muito grato por termos essas duas corridas para lutar pelo título. A equipe está trabalhando o máximo que pode e me sinto ótimo.” 

Chefe da Williams contrai Covid

O Grande Prêmio da Arábia Saudita será especial para a equipe Williams, que prestará homenagens a seu fundador, Frank Williams, que faleceu esta semana aos 79 anos. Mas a escuderia não estará completa no circuito com a confirmação de Covid-19 de Jost Capito, CEO e chefe de equipe. Ele testou positivo para Covid-19 antes de embarcar para a Arábia Saudita e ficará em isolamento na Inglaterra. Os demais integrantes da escuderia não foram afetados e estarão normalmente no circuito.

Capito assumiu o cargo de chefe da Williams em fevereiro, após a troca de donos da equipe, agora sob o comando da Dorilton Capital, e não está garantido nem na última etapa da temporada, dia 12, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. “Jost está seguindo as diretrizes da autoridade nacional de saúde do Reino Unido. Não houve um impacto maior no pessoal da Williams Racing e a equipe continuará a operar na pista conforme planejado”, informou a FIA. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)