Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Bottas supera Max em 1º dia no Catar

20 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mercedes deu o troco na Red Bull na segunda sessão.
Mercedes deu o troco na Red Bull na segunda sessão. (Crédito: ANDREJ ISAKOVIC / AFP (19/11/2021))

Depois de ser o mais veloz -- com folga -- da primeira sessão de treinos livres de ontem (19) para o GP do Catar, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, viu a Mercedes dar o troco no segundo treino do dia ao fechar com Valtteri Bottas na frente, já nos trabalhos noturnos. O líder da Fórmula 1 ficou em terceiro, com Lewis Hamilton logo atrás. Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi a surpresa do dia ao ser o segundo nas duas sessões.

Bottas fechou o dia no circuito de Losail com 1min23s148, a melhor marca do dia. O tempo, porém, deve ser superado no classificatório de hoje (20), já que os pilotos pareciam mais dispostos a conhecer a inédita pista catariana do que imprimir um ritmo mais forte.

A prova que Mercedes e Red Bull “esconderam” o jogo vem com o ótimo desempenho da AlphaTauri nas duas sessões. Depois de ficar atrás de Verstappen na abertura dos trabalhos, Pierre Gasly novamente foi segundo, agora superado somente por Bottas.

Verstappen ficou três décimos atrás de Bottas e, ainda assim, superou Hamilton. Vale lembrar que os candidatos ao título não conseguiram encaixar uma volta perfeita sequer no treino noturno. A Red Bull ainda teve de lidar com problemas no DRS (asa móvel) de seus carros. Sérgio Perez repetiu o oitavo posto.

Quem voltou a andar bem foi Lando Norris, da McLaren. Ele acabou tendo uma queda de rendimento nos últimos GPs e, com o quinto lugar deste último treino, espera repetir a performance e melhorar na formação do grid.

Restando três etapas para a definição da Fórmula 1, a vantagem de Verstappen sobre Hamilton é de 14 pontos. Vencedor em Interlagos, o inglês precisa superar o rival no Catar para voltar à briga. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)