Buscar no Cruzeiro

Buscar

Planejamento azul

São Bento deve iniciar treinos para Série A2 no início de dezembro

20 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Conforme técnico Paulo Roberto Santos, perda do calendário nacional dificulta contratações.
Conforme técnico Paulo Roberto Santos, perda do calendário nacional dificulta contratações. (Crédito: DIVULGAÇÃO / CRUZEIRO FM (19/11/2021))

O técnico do São Bento, Paulo Roberto Santos, espera iniciar no dia 7 de dezembro a pré-temporada para o Campeonato Paulista da Série A2 do ano que vem. Entrevistado ontem (19) no programa Fome de Bola, da rádio Cruzeiro FM 92,3, o comandante beneditino adiantou que metade das 26 vagas no elenco já tem nomes acertados, com um percentual um pouco maior de apalavrados (ainda sem contrato). Três garotos do time sub-20 devem ser aproveitados na chamada “lista B”.

“A ideia é apresentarmos o grupo nos dias 7 a 10 de dezembro para avaliações físicas e seguir o trabalho a partir do dia 10, provavelmente com 26 atletas” informou Paulo Roberto, sem descartar que alguém com calendário em andamento se apresente só em 2 de janeiro. Do elenco que disputou a Copa Paulista, o clube anunciou ontem a saída de nove atletas: Airon, Cleber Alves, Thallys, Makelele, Junior Prego, Marcelo Sendeski, Kadu, Ayrton e Johny. Outros cinco, de nomes não revelados, vão permanecer para o ano que vem.

Para o técnico, a fase atual do planejamento é tão difícil quanto a disputa dos jogos. “As contratações estão fervilhando. E as equipes que sonham com acesso -- ele elencou Portuguesa, São Caetano e XV de Piracicaba -- querem sempre os mesmos jogadores”, disse. Ainda sobre isso, Paulo Roberto relatou que o São Bento tem vivido dificuldades no mercado por não oferecer mais um calendário anual aos atletas. “Nós perdemos o essencial para o planejamento, que é o poder de barganha, no caso o orçamento, e a visibilidade de oferecer calendário para o segundo semestre. O São Bento não é um atrativo para os empresários dos jogadores. A prioridade é para quem tenha a Série B e a Série C para disputar, ou a Série D e um Paulistão. Com isso, as dificuldades aumentam muito”, afirmou.

O comandante contou ter perdido um goleiro “nível Série B” porque os atletas prospectados denotam preocupação com as condições financeiras do São Bento. Por maiores que sejam os esforços do presidente Almir Laurindo e do diretor administrativo Juliano Amorim, a desconfiança ainda é uma herança ruim deixada pela administração anterior. “Não está sendo fácil, mas para o São Bento nada foi fácil”, relembra.

Por essa razão, o técnico não coloca o seu time como favorito ao acesso, e sim como “credenciado”. A primeira meta é se classificar à segunda fase. “Eu tenho um discurso realista. Não podemos iniciar um trabalho sem nos colocar como equipe credenciada ao acesso,
mas depois de tudo o que ocorreu a nível de rebaixamentos, nunca favorita. O momento do São Bento não é para isso. E esse credenciamento é justamente o trabalho, acertar o máximo possível nas contratações, fazer uma boa preparação e ter tempo para conscientizar o grupo do que é o São Bento e de que estamos com a missão de tentar fazer melhor do que vem acontecendo nos últimos anos”, resumiu.

Auto-avaliação

Técnico mais vitorioso do passado recente do Azulão, Paulo Roberto Santos voltou a Sorocaba para ajudar a tirar das cordas o clube que levou da Série A2 do Paulista à Série B do Brasileiro. Os resultados ruins no Brasileiro Série D e na Copa Paulista, conforme ele, eram um “risco calculado”, ponderando-se o seu histórico vencedor, mas também a expectativa alta e as possíveis cobranças.

“Todos sabem a forma que assumimos o clube, o tempo que tivemos para nos preparar, e também as condições que os adversários estavam à nossa frente. Na Série D, se não fossem os acidentes que nos tiraram três pontos, poderíamos ter passado à próxima fase. Na Copa Paulista foram contratações feitas da noite para o dia e corremos o mesmo risco da montagem da equipe da Série D. Não posso dizer que houve reforços”, analisou. (Da Redação)