Buscar no Cruzeiro

Buscar

Powerlifting

Em busca do sonho

Atleta de Sorocaba quer pódio no Sul-Americano de Powerlifting

19 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Flávio Gomes vem de bons resultados no Brasileiro.
Flávio Gomes vem de bons resultados no Brasileiro. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Você sabe o que é o powerlifting? Trata-se de um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos que compõem a modalidade: agachamento, supino e levantamento terra. E a cidade de Sorocaba tem o seu representante nesse universo: Flávio Gomes Araújo, de 22 anos, conhecido como Flávio “Guindaste”, que mora há 10 anos na cidade, integra a equipe Ghimper Academias e disputará o Campeonato Sul-Americano em Guayaquil, no Equador, de 8 a 12 de dezembro. A competição tem a chancela da Federação Sul-Americana de Powerlifting (Fesupo) e da Federação Internacional de Powerlifting (IPF).

Em sua temporada de estreia, Gomes já conquistou o título de campeão mineiro, filiado à federação local, com quebra de recorde, além de segundos lugares no Open e no Brasileiro (categoria -120kg Júnior) e um terceiro lugar na categoria Estreantes do Brasileiro disputado no Rio de Janeiro.

Os feitos garantiram ao atleta o índice necessário para participar de sua primeira competição internacional, na qual o grande sonho é a conquista do pódio. Para isso, Gomes busca patrocinadores e parceiros que possam ajudá-lo no custeio das despesas. O contato é pelo WhatsApp (15) 98140-5128 ou pelo instagram @fg_tguindaste.

O esporte

Conforme Gomes, cada fundamento do powerlifting explora diferentes áreas da força humana e a soma do melhor levantamento válido de cada disciplina determina o vencedor de cada categoria. Os participantes são distribuídos em diferentes faixas etárias de idade e peso corporal.

No agachamento, o levantador deve acomodar a barra na altura dos ombros e, autorizado pelo árbitro, se abaixa até que o topo da crista ilíaca esteja abaixo do topo do joelho, retornando à posição inicial. O supino é praticado deitado em um banco, retirando-se a barra do suporte e a descendo até encostar no tórax, de onde deve ser empurrada até a extensão máxima dos cotovelos. E no levantamento terra, o atleta puxa uma barra no chão até que o corpo assuma uma postura ereta com os joelhos estendidos e os ombros para trás. (Eric Mantuan)