Campeonato Brasileiro
Palmeiras pode colocar o São Paulo na zona do rebaixamento hoje
O São Paulo entra bastante pressionado para enfrentar o Palmeiras no clássico pelo Brasileirão, hoje (17), às 20h30, no Allianz Parque. O vexame diante do Flamengo deu um choque de realidade no clube do Morumbi, que agora tem como único objetivo se livrar do rebaixamento à Série B. A derrota para o rival pode até colocar o time na zona de degola, dependendo dos resultados de Juventude e Bahia.
A equipe do técnico Rogério Ceni soma apenas 38 pontos. Primeiro integrante da zona de rebaixamento, o Juventude tem 36, mesma pontuação do Bahia, o primeiro fora. As duas equipes têm um jogo a menos do que o São Paulo. O time de Caxias do Sul recebe o Fluminense no Alfredo Jaconi, no mesmo horário do jogo no Allianz, enquanto os baianos visitam amanhã (18) o Sport na Arena Pernambuco.
Para piorar, o São Paulo abriu espaço para que integrantes da principal torcida organizada do clube pudessem cobrar o elenco. A reunião aconteceu ontem (16) à tarde, antes do último treino para o clássico. Os torcedores pediram para conversar com Miranda, Reinaldo, Luciano, Volpi e Bruno Alves, além do técnico Rogério Ceni e do coordenador de futebol, Muricy Ramalho. Volpi e o treinador não participaram da reunião que durou cerca de 90 minutos, bem como o presidente Julio Casares.
“Vamos ter de jogar um campeonato à parte, não era o que o torcedor queria, mas temos que enfrentar de cabeça erguida”, disse o técnico Rogério Ceni, no domingo, após perder por 4 a 0 do Flamengo no Morumbi. São três confrontos diretos na briga pelo rebaixamento pela frente, entre eles o Juventude, dia 12 de dezembro, em casa, além de Athletico-PR (casa), Grêmio (fora), Sport (casa) e América-MG (fora).
Se o São Paulo entra pressionado, o Palmeiras vive um momento positivo. Apesar de perder para o Fluminense no domingo, o time do técnico Abel Ferreira vinha de seis vitórias seguidas e ocupa o terceiro lugar, posição que não vai perder nesta rodada.
Além disso, o foco principal não é o Brasileirão, em que o Atlético-MG está próximo de confirmar o título. O Palmeiras trabalha para enfrentar o Flamengo, em 27 de novembro, no Centenário, em Montevidéu, pela final da Libertadores. O clássico é mais um jogo de preparação, mas existe o fator rivalidade. O Alviverde pode colocar o São Paulo na zona de rebaixamento.
Para este compromisso, Abel não terá Dudu, Felipe Melo e Deyverson, todos suspensos. Já Rogério Ceni perdeu Calleri, expulso contra o Flamengo, mas terá o importante retorno de Gabriel Sara.
Os outros jogos de hoje são: América-MG x Atlético-GO, no Independência; e Cuiabá x Internacional, na Arena Pantanal, às 19h; e Fortaleza x Ceará, no Castelão, às 20h. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
PALMEIRAS x SÃO PAULO
Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Luan e Victor Luis; Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Wesley e Rony Técnico: Abel Ferreira
São Paulo - Volpi; Bruno Alves, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes e Reinaldo; Rigoni e Luciano. Técnico: Rogério Ceni
Árbitro - Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Horário - 20h30
Local - Allianz Parque