Buscar no Cruzeiro

Buscar

Várzea sorocabana

Congresso técnico dá o pontapé inicial para a Taça Manchester Paulista

Após mais de um ano de paralisação por conta da pandemia, o futebol varzeano volta a ser e disputado; vídeo

16 de Novembro de 2021 às 20:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sorteio definiu os clubes e seus respectivos grupos durante o campeonato que começa em 28 de novembro
Sorteio definiu os clubes e seus respectivos grupos durante o campeonato que começa em 28 de novembro (Crédito: Fábio Rogério (16/11/2021))

Uma das atividades mais tradicionais de Sorocaba está prestes a ser retomada: os campeonatos de várzea. Após mais de um ano de paralisação por conta da pandemia, o futebol varzeano voltará a ser oficialmente disputado na cidade.

Foi realizado nesta terça-feira (16), na sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), o congresso técnico da Taça Manchester Paulista 2021/22, que corresponde à quarta divisão da várzea.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Esportes, Pedro Roberto de Souza, do vereador Fabio Simoa (Republicanos), além de representantes dos times, da arbitragem e organizadores.

É a terceira edição do torneio, que nasceu em 2019. Naquele ano, o título ficou com o Unidos do São Guilherme, campeão em cima do Corinthinha do Éden.

Em 2020, o campeonato foi suspenso nas oitavas de final por conta da pandemia. Com isso, todas as 16 equipes acabaram agraciadas com o acesso à 3ª divisão (Taça Baltazar Fernandes).

A atual Taça Manchester Paulista será disputada por 48 clubes, divididos em 12 grupos de quatro. Avançam para a próxima fase os dois melhores de cada grupo e mais os oito melhores terceiros colocados, perfazendo 32 equipes.

Eliminatório único

Daí até a decisão, o torneio será em jogo eliminatório único, com exceção das quartas de final. Por ser a etapa em que serão definidos as vagas de acesso, as quartas serão disputadas em jogos de ida e volta.

“Estamos retomando, mas temos alguns protocolos que devem ser seguidos. Não podemos fazer como se nada estivesse acontecendo, como se estivesse tudo normal. Como gestores, temos essa responsabilidade”, diz o secretário de Esportes, lembrando da pandemia.

“A ansiedade é grande, de todos, dos organizadores e esportistas. O varzeano conclamava pelo retorno das competições oficias. É uma maneira de o trabalhador também poder se distrair no final de semana”, emenda Pedrinho.

“Conseguimos retomar um projeto de lei do Executivo que estava estacionado desde 2020. Ele esclarece a questão jurídica, algo que iria inviabilizar a participação não apenas das equipes da Taça Manchester, mas também de cerca de 200 times das outras divisões”, diz Fabio Simoa, da comissão de esportes da Câmara de Vereadores de Sorocaba.

Ainda por conta da pandemia e para não haver atropelos de data, o calendário foi antecipado. Dessa forma, o torneio terá início no próximo dia 28 de novembro. Metade das equipes jogará a primeira rodada nessa data. A outra metade estreará em 5 de dezembro. O torneio irá se desenrolar até 19 de dezembro, quando haverá uma pausa de Natal e Ano Novo, sendo retomado em 9 de janeiro.

Mesmo sendo considerada a quarta divisão, a taça Manchester Paulista conta com equipes tradicionais como o Olaria, Juventus de Vila Barão e Gregório Leme.

História

O futebol de várzea de Sorocaba tem tradição centenária. Seu início remonta ao século passado quando, em 1921, a então Liga Sorocabana de Futebol realizou o Campeonato Amador de Sorocaba. O torneio aconteceu até 1967, tendo três pausas, entre 1923-1930, 1934-1940 e 1948.

A partir de 1967, o campeonato entrou em decadência, ficando em seu lugar o campeonato varzeano, que já ocorria desde 1957.

De lá para cá, a várzea só cresceu. Atualmente, o Campeonato Varzeano é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes -- Semes -- e é dividido em duas categorias: Futebol Varzeano e Futebol Veterano.

O Futebol Varzeano, por sua vez, é dividido em quatro divisões: Taça Cidade de Sorocaba (1ª Divisão); Taça Palácio dos Tropeiros (2ª Divisão); Taça Baltazar Fernandes (3ª Divisão) e Taça Manchester Paulista (4ª Divisão)

Varzeano no Cruzeiro

Nessa edição da Taça Manchester Paulista, a Secretaria de Esportes conta também com um novo parceiro: o grupo Cruzeiro do Sul.

“É um momento mais do que especial, e o Cruzeiro do Sul quer estar junto nessa retomada do esporte local. É uma forma de fortalecer o vínculo do Cruzeiro do Sul, um veículo de 118 anos, com a população. Iremos participar ativamente dessa volta do campeonato varzeano, que é o mais democrático, com 48 equipes movimentando os bairros, famílias, jogadores. O Cruzeiro abre suas portas para trazer essa comunidade da várzea para suas plataformas, para poder passar à população o que acontece na várzea sorocabana”, diz Reinaldo Morato, membro do Conselho de Administração da FUA.

Segundo Morato, entre as ações em estudo estão transmissão dos jogos via Facebook, cobertura ampla do campeonato, com entrevistas, craque da rodada e curiosidades, assim como acontece nos grandes campeonatos. “O objetivo é estimular a várzea sorocabana”, finaliza. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos