Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Sobe o ronco dos motores

Verstappen disfarça, mas já pensa em título; carros vão hoje para a pista em Interlagos pela primeira vez

12 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ontem, boxes e carros eram aprontados para a realização dos treinos livres hoje (12).
Ontem, boxes e carros eram aprontados para a realização dos treinos livres hoje (12). (Crédito: CARL DE SOUZA / AFP (11/11/2021))

Com 19 pontos de vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1, Max Verstappen evita falar sobre suas chances de título. Ontem (11), contudo, o piloto holandês admitiu no autódromo de Interlagos, em São Paulo, que aproveitaria o direito de usar o número 1 em seu carro na próxima temporada se for campeão neste ano.

“Usaria, com certeza (a numeração). Quantas vezes você vai ter a oportunidade de pilotar com o número 1 em seu carro?”, afirmou o piloto da Red Bull. “Além disso, é bom para o marketing. Então, esta é uma decisão inteligente”, declarou. Pelas regras da F1, apenas o campeão tem o direito de usar o número 1 em seu carro na temporada seguinte ao título.

Apesar de esbanjar confiança, Verstappen sustenta discurso de cautela para o GP de São Paulo, no fim de semana. “Estou muito focado. Temos ainda quatro corridas pela frente. Muita coisa pode acontecer. Estamos bem neste momento, mas sabemos que tudo pode mudar rapidamente. Já tive uma vantagem maior na liderança, que desapareceu em apenas duas corridas. Então, preciso dar o meu máximo para vencer a corrida deste domingo.”

Holandês tem 19 pontos de vantagem para Hamilton. - CARL DE SOUZA / AFP (11/11/2021)
Holandês tem 19 pontos de vantagem para Hamilton. (crédito: CARL DE SOUZA / AFP (11/11/2021))

Talento precoce da Fórmula 1, o piloto de 24 anos já tem bagagem de um veterano na categoria. Neste ano, soma nove vitórias, 14 pódios e nove pole positions. Com este rendimento, faz sua melhor temporada da carreira na competição. “De forma geral, acho que está tudo muito bom. Claro que nunca estou feliz e sempre vou tentar melhorar. Mas não posso reclamar da temporada até agora.”

Pela terceira e última vez na temporada, Verstappen e os demais pilotos vão ter a chance neste fim de semana de somar pontos extras no campeonato. Isso porque o GP brasileiro terá o sprint race, minicorrida que amanhã (13) distribui três pontos para o vencedor.

Curiosamente, nas duas etapas anteriores que contaram com o novo formato para definição do grid de largada para domingo, Verstappen acabou colidindo com o rival Lewis Hamilton. Para o piloto da Red Bull, trata-se apenas de uma coincidência. “Acho que foi apenas um infortúnio de acontecer nos dois eventos que tiveram sprint. Na primeira, simplesmente aconteceu, e na segunda foi por uma largada ruim e um pit-stop lento, que te coloca nestas situações”, afirmou.

Na pista

Os pilotos vão pista pela primeira vez às 12h30 de hoje (12) no primeiro treino livre do GP de São Paulo. Às 16h terá início o treino classificatório para a sprint race. Amanhã, o segundo treino livre vai começar ao meio-dia. E a sprint race, às 16h30, com duração de 30 minutos. A corrida, no domingo, terá largada às 14h. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos