Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esporte

Com 132 atletas de 18 cidades, torneio de mallet golfe agitou Araçoiaba

Similar ao golfe tradicional, modalidade usa campo menor, bola maior e taco único

10 de Novembro de 2021 às 15:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
Segundo torneio de mallet golfe aconteceu no último final de semana, em Araçoiaba da Serra
Segundo torneio de mallet golfe aconteceu no último final de semana, em Araçoiaba da Serra (Crédito: Divulgação)

No último final de semana, a cidade de Araçoiaba da Serra sediou seu segundo torneio de mallet golfe, com a participação de 132 atletas de 18 cidades do estado de de São Paulo. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Araçoiaba da Serra por meio da secretaria de Esportes do município.

Confira no vídeo: 

 

Criado no Japão nos anos 1960 e introduzido no Brasil, o mallet golfe é uma modalidade esportiva que tem em sua origem os mesmos princípios, regras e pontuações do golfe tradicional. Porém, existem três direrenças entre as duas modalidades. A primeira é no tamanho do campo -- que é menor, variando entre 50 a 100 metros cada buraco (enquanto no golfe eles podem chegar a mais de 300 metros). No mallet, a bola -- feita de resina plástica -- é maior e mais pesada. Por fim, enquanto no golfe tradicional existem vários tacos, com formas e tamanhos distintos, no mallet joga-se com apenas um taco, em formato único, semelhante a um martelinho.

Assim como no golfe, existem os buracos para o encaixe das bolas arremessadas. E da mesma forma que o seu predecessor, o jogo é individual. Vence aquele que der menos tacadas para colocar a bola no buraco de cada pista. Normalmente as partidas são organizadas em grupos de três ou quatro pessoas para completarem juntas o percurso. Não há limite de tempo e nem idade estipulada para os jogos.

No Brasil, o mallet golfe foi jogado inicialmente em Ibiúna, nos anos 1980. Hoje em dia a modalidade conta com 1.100 atletas federados, com predominância de idade acima dos 60 anos.