Buscar no Cruzeiro

Buscar

Xadrez

Jovens da Fundação Casa disputam torneio

05 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Competição será realizada em plataforma on-line.
Competição será realizada em plataforma on-line. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Tempo contado, estratégia em mente e interação por meio da tela do computador para tentar ganhar a partida. Desta forma, 240 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa participam hoje (5), às 14h, do II Torneio Estadual de Xadrez Online, realizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp).

Pelo segundo ano, por causa da pandemia da Covid-19, a instituição realiza a versão virtual do seu tradicional torneio de xadrez, que já teve 15 edições. Os jovens estão internados em 83 centros socioeducativos de 38 municípios em todo o Estado, entre eles Sorocaba, e representam centros socioeducativos das oito divisões regionais da Fundação.

As partidas acontecem por meio da plataforma virtual e gratuita chess.com. O torneio utiliza o sistema suíço para a classificação. Cada administração localizada é responsável por supervisionar um conjunto de centros de atendimento socioeducativo.

Os jogadores seguem as regras e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (Fide), segundo as quais cada vitória soma um ponto; o empate, meio ponto (0,5); e a derrota é igual a zero.

A cada partida e rodada, a própria plataforma calcula a pontuação, elencando os competidores na sua respectiva classificação. No final, quem tiver maior pontuação será o vencedor ou vencedora. Nesta etapa, os 20 primeiros colocados receberão medalhas e o centro socioeducativo campeão levará o troféu. (Da Redação)