Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

Renato põe cargo à disposição; Flamengo o ‘banca’

28 de Outubro de 2021 às 23:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
Torcida xingou o técnico em eliminação no Maracanã.
Torcida xingou o técnico em eliminação no Maracanã. (Crédito: ALEXANDRE BRUM / ENQUADRAR / ESTADÃO CONTEÚDO (27/10/2021))

Ouvir a torcida do Flamengo cantar “olê, olê, olê, Mister”, a música do antigo técnico Jorge Jesus, não era o que o atual treinador Renato Gaúcho esperava presenciar no Maracanã anteontem, na semifinal da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. Derrotado pelos paranaenses por 3 a 0, Renato ouviu xingamentos dos torcedores e, após a eliminação, pediu para deixar o clube, mas foi convencido a ficar por membros da diretoria.

A sombra de Jesus, que teve cinco títulos e apenas quatro derrotas com o Flamengo entre 2019 e 2020, ainda ronda a Gávea desde que o português deixou o Brasil para treinar o Benfica. “Torcedor de um grande clube sempre vai lembrar do treinador que venceu, faz parte da nossa profissão. O treinador nem sempre vai ganhar todas, vai lembrar do cara que passou aqui, trabalhou alguns meses e ganhou títulos importantes. Mas já estou vacinado, a cobrança vai sempre existir”.

O início do técnico Renato Gaúcho no Flamengo foi empolgante: 12 vitórias nos 14 primeiros jogos, com 45 gols marcados. No período, foram oito triunfos com mais de três gols de diferença. Mas os resultados recentes, como derrotas em casa para Internacional, Grêmio e o clássico com o Fluminense, pesaram sobre o treinador, que foi criticado também pelo nível de atuação abaixo do esperado.

“Detonar” técnicos, aliás, é a especialidade da torcida rubro-negra. Desde que Jorge Jesus retornou ao futebol português, seus sucessores, Domènec Torrent, Rogério Ceni e agora Renato Gaúcho, lidam com a pressão por títulos. Ceni até ganhou o Carioca, Brasileiro e Supercopa do Brasil, mas foi demitido em julho após uma derrota para o Atlético-MG.

O clima é tenso na Gávea. O atacante Gabriel, que está há oito jogos sem marcar, teve um copo arremessado em sua direção na saída do campo. Torcedores usaram xingamentos em discussão com sua mãe na saída do estacionamento. “Tenho certeza que todo elenco está chateado com o resultado, mas ciente de que podemos dar a volta por cima e almejar novas conquistas. Mas jamais aceitarei agressões, falta de respeito e xingamentos, principalmente aos meus familiares, que tanto se dedicaram para que eu pudesse estar aqui.”

Treze pontos atrás do Atlético-MG e com dois jogos a menos no Brasileirão, o Flamengo agora joga justamente com o líder, amanhã, às 19h, no Maracanã. O time entra na rodada fora do G4, com 46 pontos, em quinto lugar. 

Furacão provoca: ‘grama sintética’

Após a vitória por 3 a 0 contra o Flamengo no Maracanã, o Furacão postou que “a grama sintética fez a diferença de novo”. A publicação faz referência à grama artificial usada na Arena da Baixada e alfineta o técnico oponente, Renato Gaúcho. Na semana anterior, quando os times empataram por 2 a 2 na ida, Renato declarou que a grama sintética faz muita diferença.

“É da água para o vinho. A bola fica muito viva na grama sintética. Eles estão acostumados com o campo. A bola fica muito viva. Essa foi a nossa maior dificuldade”, declarou, na ocasião.

Campeão em 2019 e vice em 2013, o Furacão vai enfrentar o Atlético-MG (que eliminou o Fortaleza) em sua terceira decisão. Os jogos da finalíssima acontecerão nos dias 12 e 15 de dezembro. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)