Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

Santos recebe o Fluminense em primeira "decisão" contra queda

27 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Má campanha deixa Fábio Carille na berlinda.
Má campanha deixa Fábio Carille na berlinda. (Crédito: IVAN STORTI / SANTOS FC (26/10/2021))

Com o técnico Fábio Carille ameaçado, o Santos inicia hoje (27), diante do Fluminense, às 19h, na Vila Belmiro, a série de 11 “decisões” contra a inédita queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Para piorar sua situação, a equipe carioca vem embalada pela vitória sobre o Flamengo e a conquista dos três pontos vai colocá-la na zona de classificação para a Copa Libertadores. O duelo é atrasado da 23ª rodada.

A depender do resultado, Carille pode ser o próximo a cair em uma crise que já provoca efeitos fora de campo. O ex-zagueiro Edu Dracena, que estava no Palmeiras, vai ser anunciado hoje como o novo homem forte da diretoria de futebol. Seria uma cartada para tentar livrar a equipe do rebaixamento e já reformular o elenco. Para isso, André Mazzuco deixou ontem (26) o cargo de executivo de futebol.

O Santos realiza a sua pior campanha desde 2003, quando teve início a disputa do Brasileirão por pontos corridos e, para não ficar entre os quatro últimos colocados, vai ter de obter resultados importantes nas últimas rodadas. O time soma 29 pontos (35,8% de aproveitamento) e precisa chegar ao menos aos 45 para escapar.

Mesmo atuando em casa, Carille deverá escalar a equipe com três zagueiros, pois terá a volta de Robson após oito jogos afastado por causa de lesão. Uma ausência muito sentida será do volante Camacho, lesionado, um dos destaques da equipe. Tardelli poderá ser mantido na armação, pois Carlos Sánchez também não tem agradado. A expectativa é para que o atacante Marinho consiga encerrar o jejum de 14 partidas sem marcar um gol.

Do lado do Fluminense, o técnico Marcão ainda não poderá contar com o experiente atacante Fred, recuperado de fissura em dedo do pé, mas sem totais condições físicas. A ausência do artilheiro não abala o elenco, entusiasmado após bater o rival Flamengo, por 3 a 1, no sábado. Uma vitória vai fazer o tricolor das Laranjeiras pular do oitavo para o sexto lugar, ultrapassando Internacional e Corinthians.

No mesmo horário, na Fonte Nova, Bahia e Ceará também jogam contra a degola.

Contas

A luta contra o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro promete ser mais empolgante que a disputa pelo título, e as probabilidades mostram isso. Na batalha com a degola, sete equipes têm percentuais elevados de chance de queda e dois grandes, Grêmio e Santos, estão nessa lista.

Após a derrota para o América-MG no sábado, o Peixe entrou na zona da degola e viu sua chance de queda para a Série B chegar a 44,4%. Já o Grêmio, que perdeu para o Atlético-GO na segunda-feira, segue na vice-lanterna e seu risco de rebaixamento está em 64,5%, de acordo com dados do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apesar de estarem atrás na tabela, Santos e Grêmio vêm os rivais diretos Juventude e Sport com percentuais mais elevados. Isso se deve ao fato de que, para calcular as probabilidades, os matemáticos levam em consideração não apenas a pontuação atual e incluem nas contas os adversários e as condições como mandante e visitante. O time de Caxias do Sul tem risco de queda de 64,6%, enquanto o clube do Recife atinge a marca de 73,6%. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SANTOS x FLUMINENSE

Santos - João Paulo; Robson, Emiliano Velázquez e Danilo Boza; Madson, Vinicius Zanocelo, Felipe Jonatan, Diego Tardelli (Sanchez) e Marcos Guilherme; Lucas Braga e Marinho. Técnico: Fábio Carille

Fluminense - Marcos Felipe, Samuel Xavier, David Braz, Luccas Claro e Marlon; André, Yago Felipe e Jhon Arias; Caio Paulista, Luiz Henrique e Bobadilla (John Kennedy). Técnico: Marcão

Árbitro - Braulio da Silva Machado (SC)

Horário - 19h

Local - Vila Belmiro, em Santos (SP)