Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Verstappen xinga Hamilton ao ser ultrapassado em treino nos EUA

23 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Câmera de vídeo instalada no cockpit da Red Bull mostrou holandês gesticulando para o rival.
Câmera de vídeo instalada no cockpit da Red Bull mostrou holandês gesticulando para o rival. (Crédito: MARK THOMPSON/GETTY IMAGES/AFP (22/10/2021))

O GP dos Estados Unidos começou quente no Circuito das Américas. Ontem (22), após um primeiro treino livre morno, Max Verstappen xingou Lewis Hamilton e mostrou o dedo médio ao rival logo após ser ultrapassado ainda nas primeiras voltas. A própria câmera de vídeo instalada no cockpit da Red Bull mostra o holandês gesticulando em direção a Hamilton, assim que o inglês dispara na sua frente. Em seguida, o líder do campeonato ofende seu adversário enquanto segue pilotando: “idiota estúpido”.

O episódio aconteceu logo depois que Hamilton empurrou o rival para fora da pista na primeira curva do traçado. O movimento não trouxe prejuízos para Verstappen, que voltou para a pista com facilidade e emparelhou no inglês em alta velocidade. Na curva seguinte, Hamilton ultrapassou o holandês por dentro.

O formato dos treinos livres no GP dos EUA é o tradicional, sem disputa do sprint race. Ou seja, o desempenho dos pilotos nas sessões livres não influi no resultado da prova, tampouco na tabela do campeonato. A única exceção é se houver chuva forte hoje (23) a ponto de impedir a disputa do treino classificatório. Neste caso, raro na F1, o resultado do segundo treino valeria para definir o grid de amanhã (24).

Afora o novo “round” da rivalidade, Verstappen e Hamilton foram mais coadjuvantes do que protagonistas no segundo treino livre em Austin. Hamilton foi o terceiro mais veloz, porém com tempo pior do que na primeira atividade do dia: 1min35s310 contra 1min34s919.

Verstappen foi apenas o oitavo colocado, com 1min35s824, quase o mesmo tempo registrado na primeira sessão: 1min35s806. O holandês lidera o campeonato com pequena margem sobre Hamilton. Tem 262,5 pontos contra 256,5 do heptacampeão mundial.

A queda de rendimento da dupla no segundo treino foi a tônica da sessão. O mexicano Sergio Pérez foi o mais veloz, com 1min34s946, mais lento que o 1min34s874 registrado pelo finlandês Valtteri Bottas no início do dia. A marca do piloto da Mercedes foi a melhor das duas sessões, já que, no segundo treino, ele também piorou para 1min35s360, em quarto lugar. O segundo mais rápido na sessão foi o britânico Lando Norris, da McLaren, com 1min35s203. Na sequência, vieram o australiano Daniel Ricciardo (1min35s457), o canadense Lance Stroll (1min35s561), o monegasco Charles Leclerc (1min35s572), com o quinto, sexto e sétimo melhores tempos do treino.

Após rodar no primeiro treino, Fernando Alonso repetiu a dose ao atravessar a área de brita e parar no muro de proteção, sem causar danos ao carro. Ele foi apenas o 13º mais rápido com sua Alpine, anotando 1min36s376.

Hoje os pilotos voltam ao Circuito das Américas para o terceiro treino livre às 15h. O treino classificatório está marcado para 18h. Amanhã, a largada será às 16h. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)