Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Há 40 anos, Piquet ganhava seu primeiro título na F1

17 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Divulgação / Internet)

O ano é 1981. A rivalidade Brasil-Argentina polarizava nas pistas a briga pelo título mundial de Fórmula 1. Em um improvisado circuito montado no estacionamento de um hotel, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a temporada chegava ao fim. Em uma corrida cheia de nuances, Nelson Piquet, de 29 anos, faturou o campeonato com um quinto lugar. A Carlos Reutemann, oitavo colocado naquela prova, restou o vice. Foi dessa forma que o brasileiro festejou seu primeiro dos três títulos da categoria.

Procurado pela reportagem do Estadão, o ex-piloto não se propôs a comentar os 40 anos da sua histórica conquista, muito festejada pelos torcedores brasileiros. Piquet foi um dos melhores pilotos de F1 de todos os tempos, com três títulos. Além de 1981, ele também foi campeão em 1983 e 1987.

A façanha de Piquet não é esquecida por outro campeão mundial, o primeiro do Brasil, nas temporadas de 1972 e 1974, Emerson Fittipaldi. “O primeiro título dele foi muito importante para o automobilismo nacional. Criou um prestígio absurdo para todos nós. O Nelson foi a confirmação do piloto brasileiro depois de mim”. (Estadão Conteúdo)