Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esportes

Atletas de Sorocaba fazem teste para Covid-19

Ação é uma parceria entre a prefeitura e universidades. São testados atletas que participam de competições estaduais

14 de Outubro de 2021 às 15:44
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Testes rápidos são aplicados por alunos de universidades.
Testes rápidos são aplicados por alunos de universidades. (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba )

A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com universidades, realiza a aplicação de testes rápidos de Covid-19 em atletas da cidade que participam de competições estaduais. Na quarta-feira (13), alunos de Biomedicina da Universidade de Sorocaba (Uniso) fizeram a testagem em 34 pessoas, entre atletas e integrantes das comissões técnicas das equipes de Basquete Masculino (sub 16) e Futsal Masculino (sub 16), na própria instituição, em parceria com o IDS (Instituto de Diagnósticos de Sorocaba).

“Com o retorno das competições esportivas organizadas pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, como a Copa de Futsal, Copa de Basquete e a Retomada Esportiva, firmamos essa parceria, que é fundamental para os nossos atletas, já que eles precisam comprovar, mediante laudo técnico, que estão aptos a participar das partidas. Essa exigência faz parte do regulamento das competições estaduais”, explica o secretário municipal de Esportes e Lazer, Pedro de Souza.

Esse trabalho garante, além do cumprimento de protocolos sanitários da Covid-19 para as competições esportivas estaduais, uma experiência prática aos alunos. Na Uniso, os estudantes de Biomedicina participaram, inicialmente, de uma aula técnica sobre a coleta de secreção da cavidade nasofaríngea e, na sequência, eles tiveram a oportunidade de aplicar a testagem, sob a supervisão de responsáveis, nos atletas do Futsal e do Basquete de Sorocaba.

Já, na próxima semana, 22 de outubro, a ação ocorrerá com alunos do curso de Biomedicina da Universidade Anhanguera, que fazem estágio no Laboratório da Escola de Análises Clínicas. A aplicação dos testes será realizada, de forma permanente, com os atletas de Sorocaba, conforme o calendário esportivo de cada competição.

A Secretaria de Esportes e Lazer está localizada na rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: 3212-7282 ou pelo e-mail: [email protected].