Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1

Seguro, Verstappen retoma a liderança

12 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Na Turquia, Bottas voltou a vencer após mais de um ano.
Na Turquia, Bottas voltou a vencer após mais de um ano. (Crédito: OZAN KOSE / AFP)

A liderança da Fórmula 1 na temporada 2021 voltou a trocar de mãos no último domingo (10). Lewis Hamilton deu lugar novamente a Max Verstappen, que fez corrida eficiente e cautelosa no GP da Turquia para terminar em segundo lugar na pista molhada de Istambul. A vitória foi do finlandês Valtteri Bottas, enquanto Hamilton, seu parceiro de Mercedes, foi o quinto colocado.

Bottas coroou seu grande fim de semana com vitória que encerrou jejum de mais de um ano na F1. Ele não subia ao lugar mais alto do pódio desde o fim de setembro de 2020, quando venceu o GP da Rússia. No domingo, em Istambul, largou na pole position, faturou a 10ª vitória de sua carreira e ainda registrou a melhor volta da prova.

O GP da Turquia também foi positivo para a Red Bull. E não apenas pela dobradinha entre Verstappen e Sergio Pérez, que terminou em terceiro. O holandês retomou a liderança do campeonato, agora com 262,5 pontos, contra 256,5 de Hamilton, que volta a figurar no segundo posto geral.

A corrida causou emoções distintas para o inglês. Ao mesmo tempo em que pôde celebrar a boa reação na prova, por ter largado do 11º posto (punição por ter trocado componentes do seu motor), ele lamentou não ter terminado no terceiro lugar. O heptacampeão mundial perdeu duas posições na reta final da prova ao fazer uma troca de pneus que talvez não fosse necessária. Se tivesse ficado em terceiro, estaria a apenas um ponto de Verstappen na classificação geral.

“Teria sido legal terminar em terceiro. E eu pensava: ‘Se eu pudesse sustentar esta posição, seria um grande resultado, já que larguei em 11º’. Isso é ruim, mas poderia ter sido pior”, comentou Hamilton. Depois da prova, ele avaliou que não deveria ter feito a troca. “Quando você faz o pit stop faltando oito voltas para o fim, não tem tempo para superar aquela fase inicial dos novos pneus em que demora para aquecer na pista seca. Por isso, quase perdi mais posições. Então, foi um pouco frustrante.”

Os pilotos voltam à pista daqui a duas semanas para o GP dos Estados Unidos, no dia 24, no Circuito das Américas, na cidade de Austin. (Estadão Conteúdo)

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PROVA

1º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), em 1h31min04s103

2º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 14s584

3º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 33s471

4º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 37s814

5º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 41s812

6º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 44s292

7º - Lando Norris (ING/McLaren), a 47s213

8º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 51s526

9º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 82s018

10º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta

11º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 1 volta

12º - Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo), a 1 volta

13º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 1 volta

14º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1 volta

15º - George Russell (ING/Williams), a 1 volta

16º - Fernando Alonso (ESP/Alpine), a 1 volta

17º - Nicholas Latifi (CAN/Williams), a 1 volta

18º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a 1 volta

19º - Mick Schumacher (ALE/Haas), a 2 voltas

20º - Nikita Mazepin (RUS/Haas), a 2 voltas