Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias da Copa

Brasil busca a 10ª vitória consecutiva nas Eliminatórias

10 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Neymar cumpriu suspensão e retorna hoje à seleção.
Neymar cumpriu suspensão e retorna hoje à seleção. (Crédito: YURI CORTEZ / AFP)

Com Neymar, que retorna após cumprir suspensão diante da Venezuela, a seleção brasileira volta a campo pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, neste domingo, às 18h, em Barranquilla, onde vai enfrentar a Colômbia. Em caso de nova vitória (seria a décima, em dez partidas disputadas), a seleção brasileira vai ter derrotado ao menos uma vez cada adversário. Este duelo é válido pela quinta rodada, adiada por causa pandemia de Covid-19.

Para Neymar é sempre uma motivação a mais enfrentar a Colômbia após o ocorrido na Copa de 2014, no Brasil, quando o camisa 10 nacional sofreu uma entrada violenta de Zuniga e ficou de fora do restante da competição. O atleta do PSG também aproveita cada partida para tentar se aproximar de Pelé na artilharia da seleção. A diferença é de apenas oito gols para o Rei do Futebol: 77 a 69.

Apesar de Tite sempre negar a “neymardependência” da seleção, a verdade é que com a presença do craque as opções de ataque e a produção da equipe são sensivelmente maiores.

Apesar do futebol pouco entusiasmante na vitória, por 3 a 1, sobre a Venezuela, caras novas como Raphinha e Antony aproveitaram suas oportunidades e poderão aparecer mais uma vez na equipe, elevando a possibilidade de estarem no grupo que vai para o Mundial do Catar no ano que vem.

Outro ponto importante para a seleção é o fato de que a cada rodada disputada a garantia da vaga é maior. Caso vença, o Brasil alcança 30 pontos, em dez partidas disputadas e deixaria a Colômbia, quinta colocada na classificação com apenas 14 pontos.

Com o panorama atual, os colombianos estão posicionados para disputam a repescagem, com o quinto lugar, mas a rodada poderá ser interessante para o time do técnico Reinaldo Rueda. Uma vitória sobre o Brasil e uma derrota do Uruguai para a Argentina, elevaria o selecionado para a quarta colocação na tabela.

Rueda aposta no faro de gols da dupla de ataque formada por Borré e Falcao Garcia para tentar surpreender e impor a primeira derrota para a seleção brasileira nestas Eliminatórias.

Quem sai?

Ontem, ainda antes do último treinamento para o duelo, o técnico Tite não quis divulgar qual será a formação titular do time. Ou seja: Neymar volta, mas ainda não se sabe quem sairá da equipe para encarar os colombianos. Tite pode sacar um dos dois atacantes -- Gabriel ou Gabriel Jesus -- ou retirar um dos meio-campistas -- Gerson, Lucas Paquetá ou Éverton Ribeiro.

“Retardamos um pouco a entrevista porque são 66 horas de recuperação. Nosso trabalho não permite poupar ninguém, mas ter atletas em totais condições para o jogo. Neymar volta, sim, mas não vou antecipar. Tem outras modificações para acontecer. No último jogo tivemos fuso horário de 7 horas para muitos atletas. Não é desculpa, mas tem oscilação provocada por isso no desempenho. Imagina você toma café, almoça, tudo desregulado... Mas agora vamos premiar atleta totalmente recuperados”, comentou o treinador.

O retorno do camisa 10 deve ajudar o ataque a produzir mais chances de gol, já que o setor sofreu para passar da defesa da Venezuela na última partida e só marcou o gol de empate na metade final do segundo tempo, com a ajuda de algumas substituições na equipe como as entradas de Raphinha e Antony, que mudaram o ritmo do time e passaram a oferecer mais perigo. (Estadão Conteúdo)

COLÔMBIA x BRASIL

Colômbia - Ospina; Medina, Mina, Cuesta e Mojica; Barrios, Uribe, Cuadrado e Luis Díaz; Borré e Falcão Garcia. Técnico: Reinaldo Rueda

Brasil - Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Fabinho, Éverton Ribeiro, Gerson e Lucas Paquetá; Gabigol e Neymar. Técnico: Tite

Árbitro - Patricio Loustau (ARG)

Local - Barranquilla, na Colômbia

Horário - 18h