Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

São Paulo e Santos dividem seus fantasmas às 18h30 no Morumbi

07 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Crespo balança e Carille ainda não deslanchou: quem perder estará em apuros.
Crespo balança e Carille ainda não deslanchou: quem perder estará em apuros. (Crédito: RUBENS CHIRI (3/3/2021) e IVAN STORTI (23/9/2021))

O jogo que marca o retorno do torcedor ao Morumbi tem pólvora pura nos bancos de reservas. Hoje (7), às 18h30, no encerramento da 24ª rodada do Brasileirão, São Paulo e Santos lutam para se afastar da zona de rebaixamento e dar paz aos seus treinadores. Hernán Crespo está na corda bamba após empatar com a lanterna Chapecoense. Fábio Carille, embora tenha chegado há menos de um mês na Vila Belmiro, ainda não conseguiu fazer o time vencer e marcar um gol sequer.

Acostumados a brigar por títulos, Tricolor e Peixe fazem campanhas ruins. O São Paulo está mais longe do descenso, mas não o suficiente para respirar tranquilo: vem de três empates, dois deles contra adversários mais frágeis e que também almejam escapar da degola. Soma 28 pontos e quer o triunfo no reencontro com seus torcedores, que relataram falhas no processo de compra dos ingressos e reclamaram do valor alto dos bilhetes. A entrada mais barata para os torcedores, desconsiderando sócios, é vendida a R$ 110.

Embora tenha sido bancado pela diretoria, Crespo iniciou a semana criticado pelos tropeços diante de América-MG e Chapecoense, o que deixou ruim o ambiente no clube. “Claramente não estou satisfeito. Acredito que vamos melhorar, continuar melhorando pelo objetivo, que é a Libertadores. Temos ainda rodadas importantes”, resumiu. Invicto em clássicos no Morumbi, o argentino tem problemas na escalação: lhe falta um lateral-direito. Igor Vinícius está lesionado, e Galeano, suspenso. Orejuela não foi relacionado e o improvisado Gabriel Sara volta após se recuperar de uma gripe.

Crespo vai comandar a equipe com o apoio da torcida pela primeira vez. O último jogo em que o são-paulino foi ao Morumbi foi em 11 de março de 2020. Na ocasião, sob o comando de Fernando Diniz, venceu a LDU por 3 a 0 pela fase de grupos da Libertadores. Por enquanto, até dia 15, os estádios em São Paulo podem receber torcida com 30% de sua capacidade.

A crise instalada no Santos é até pior. O Peixe não vence desde a 14ª rodada, há mais de dois meses, quando bateu a Chapecoense por 1 a 0. De lá para cá, foram cinco empates e três derrotas em oito jogos -- sendo três desses sob comando de Carille. A última vez em que o time balançou as redes foi contra o Cuiabá, em 4 de setembro no revés por 2 a 1 -- portanto, ainda sob comando de Fernando Diniz. Carille priorizou a defesa ao chegar, mas o ataque continua devendo.

Com um jogo a menos, diante do Fluminense, remarcado para o fim de outubro, o Santos soma 24 pontos e amarga a realidade de ter de pensar em não cair, algo que também aconteceu no Paulistão. “Dependemos só das nossas forças para sairmos dessa situação. Eu sei como é complicado depender dos outros, já estive em equipes que precisaram disso. Mas não é o nosso caso aqui no Santos, então temos que nos unir cada vez para jogar melhor e sair desse momento difícil”, comentou o atacante Marcos Guilherme, que já defendeu o São Paulo no passado.

Carille testou várias formações nos treinamentos, com três zagueiros, Marcos Guilherme de lateral-direito e Diego Tardelli como armador. A ideia é aumentar o repertório ofensivo para dar fim à seca de gols e vitórias. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SÃO PAULO x SANTOS

São Paulo - Tiago Volpi; Igor Gomes, Miranda, Léo e Welington; Luan, Liziero, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara (Calleri); Luciano e Rigoni. Técnico: Hernán Crespo

Santos - João Paulo; Danilo Boza, Emiliano Velázquez e Wagner Leonardo; Marcos Guilherme, Camacho, Carlos Sánchez, Diego Tardelli e Felipe Jonatan; Marinho e Léo Baptistão. Técnico: Fábio Carille

Árbitro - Raphael Claus (Fifa/SP)

Horário - 18h30

Local - Estádio do Morumbi, em São Paulo