Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doping

Brasileiro do atletismo paralímpico é suspenso por doping e perde ouro do Parapan

Caio Vinicius Da Silva Pereira foi pego com um tipo de esteróide anabolizante durante a competição, em 2019

29 de Setembro de 2021 às 14:47
Estadão Conteúdo [email protected]
Ele foi medalha de ouro do arremesso do peso na classe F12, para deficientes visuais, no Parapan de 2019
Ele foi medalha de ouro do arremesso do peso na classe F12, para deficientes visuais, no Parapan de 2019 (Crédito: Reprodução)

O brasileiro Caio Vinicius Da Silva Pereira, medalha de ouro do arremesso do peso na classe F12, para deficientes visuais, nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru, recebeu nesta quarta-feira uma suspensão de quatro anos por doping. O anúncio foi feito pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

O motivo da punição foi uma violação da regra antidoping em teste feito em agosto de 2019, durante o Parapan de Lima, com a presença da substância desidroclorometil-testosterona, um esteroide anabolizante. Com a suspensão retroativa à data de seu teste positivo em 25 de agosto de 2019, o brasileiro estará inelegível para qualquer competição até 29 de agosto de 2023.

O caso faz com que Caio Vinicius tenha cassada a sua medalha de ouro conquistada em Lima-2019. Assim, no Parapan, o argentino Jonathan Marin, que tinha sido o segundo colocado, fica com o ouro, enquanto o dominicano Nathanael Sanchez sobe para a de prata.

Sem a conquista de Caio Vinicius, o Brasil tem, agora, 123 medalhas de ouro no Parapan de 2019, mantendo a liderança com folga no quadro de medalhas, com um total de 307.

O IPC alertou os atletas de "responsabilidade estrita pelas substâncias encontradas em sua amostra". "Como signatário do Código Mundial Antidopagem, o IPC continua comprometido com um ambiente esportivo livre de dopagem em todos os níveis", disse.

"O IPC estabeleceu o Código Antidopagem do IPC em conformidade com os princípios gerais do Código, incluindo as Normas Internacionais, esperando que, no espírito do esporte, ele conduza a luta contra o doping no esporte para atletas com deficiência", completou a entidade.